Pedalar até o trabalho reduz estresse e aumenta produtividade, aponta estudo
Além de contribuir com o meio ambiente, hábito proporciona equilíbrio mental e promove melhor qualidade de sono

O deslocamento até o trabalho, considerado por muitos a parte mais desgastante do dia, tem se tornado um fator que impacta de forma direta na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Horas em congestionamentos, seja dirigindo ou em pé no transporte coletivo, podem gerar estresse, ansiedade e até complicações físicas.
Para enfrentar esse desafio urbano, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) incentiva a população a adotar a bicicleta como meio de transporte alternativo. No Dia do Ciclista, a pasta reforça a proposta de que, pelo menos uma vez por semana, os trabalhadores deixem o carro na garagem e escolham pedalar até o trabalho.
Ir trabalhar de bicicleta traz benefícios econômicos, físicos e mentais. O ciclista economiza com combustível, estacionamento e manutenção, além de ganhar agilidade no deslocamento ao evitar congestionamentos e aproveitar ciclovias e caminhos alternativos. Estudos mostram que quem pedala chega ao trabalho mais disposto, com maior produtividade e menor estresse, enquanto o corpo libera hormônios de bem-estar, como serotonina e endorfina, promovendo também noites de sono mais reparadoras.

Uma pesquisa da Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, apontou que trabalhadores que utilizam bicicleta ou caminham até o trabalho apresentam dias mais produtivos e equilibrados em comparação àqueles que vão de carro.
O levantamento revelou que o nível de estresse logo nas primeiras horas da manhã influencia diretamente o desempenho durante todo o expediente. Já aqueles que iniciam o dia com atividade física chegam mais dispostos, colaborativos e motivados a assumir novas responsabilidades.
O estudante de Educação Física e estagiário da Academia do Povo do Vergel do Lago, Guilherme Barros, é exemplo de quem incorporou esse hábito à rotina. Há um ano, ele trocou os automóveis pela bicicleta e, desde então, vai pedalando diariamente para o estágio. “Se tornou algo que pretendo levar para o resto da minha vida. Virou o meu cárdio. Desde que eu comecei essa rotina, notei que passei a iniciar meu trabalho com mais disposição”, contou.
De acordo com o fisioterapeuta e membro da equipe técnica da Semesp, Jailson Junior, além da disposição imediata, a longo prazo, esses hábitos refletem em maior resistência muscular, fortalecimento cardiovascular, prevenção de doenças crônicas e melhora significativa da saúde. Para ele, optar pela bicicleta é uma forma prática e eficaz de impactar positivamente a vida, influenciando tanto o bem-estar diário quanto a qualidade de vida ao longo dos anos.
Barros ressalta que além de cuidar do corpo, pedalar também ajuda a manter a mente equilibrada e a economizar tempo. “A praticidade é um dos pontos principais, com uso das ciclofaixas que o município implantou por toda cidade”, completou.
O secretário municipal de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão), reforça que a iniciativa visa despertar a consciência sobre a importância da mobilidade sustentável e de escolhas que impactam positivamente a vida cotidiana.
“Trocar o carro pela bicicleta uma vez por semana, pode parecer pouco, mas é um primeiro passo que pode transformar a rotina, a saúde e até a forma como nos relacionamos com a cidade. Além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o estímulo ao uso da bicicleta contribui para a redução da poluição do ar, diminui o fluxo de veículos e fortalece a cultura da sustentabilidade. Parabenizamos a todos os adeptos da prática pelo o seu dia”, destacou.
Secretaria Municipal de Esporte
Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: [email protected]