Imersão do Programa Viva Vôlei deve abrir espaço para novos núcleos em Maceió
Profissionais e alunos de educação física participaram do curso sobre minivoleibol no último final de semana
A base vem forte e preparada. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) desembarcou em Maceió para realizar o curso sobre o Programa Viva Vôlei, que fomenta e incentiva a construção do esporte desde a base, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, o núcleo funciona no ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. Foi lá que cerca de 40 profissionais e alunos de educação física ampliaram seus conhecimentos práticos e teóricos.
Dentro do conteúdo programático, em dois dias, os participantes tiveram acesso a técnicas para desenvolver a parte física, cognitiva e psicológica, além de abordagens pedagógicas específicas do minivoleibol.
O instrutor da CBV, Alexandre Areias, explicou que o curso tem o intuito de fomentar a modalidade de forma dinâmica e trazer novos núcleos do Viva Vôlei para a cidade. “Está sendo uma oportunidade muito legal para a gente transmitir o conhecimento não só do voleibol, mas também da inclusão social que esse programa tem. O nosso curso tem como objetivo deixar os professores aptos a trabalharem no programa. Inicialmente temos um núcleo aqui em Maceió, existe a ideia e a proposta de se aumentar o número de núcleos para atender cada vez mais crianças de 7 a 14 anos”, disse Alexandre.
Para o secretário municipal de Esporte, Thales Novaes, trazer o evento de qualificação é mais uma forma de garantir a ampliação do projeto em Maceió. “Estamos retomando a capacitação desse programa. A última vez que tivemos curso presencial aqui foi em 2018. Entre 2020 e 2021 tivemos online, mas não tem a mesma eficácia, dentro da parte prática. Então, para gente é uma satisfação, enquanto Semesp, onde a gente consegue para dentro do esporte, dentro da modalidade com nossos colaboradores ampliar o conhecimento e já demonstrar o interesse de termos novos núcleos”, finalizou.
Entre os professores e alunos de educação física, a afinidade pela modalidade foi o atrativo para participar do curso que superou as expectativas. “Mesmo a gente dentro do esporte, acostumado com as regras e a movimentação, às vezes, para passar para base a estratégia tem que ser diferente. Então, o programa Viva Vôlei capacita a gente para poder trabalhar com as crianças desde o início, falar uma língua que elas entendam, sem ultrapassar processos ou fases. É muito importante para que a base seja sólida forme atletas, pessoas, cidadãos. Não apenas de uma maneira esportiva, mas também social, então está sendo muito legal”, comentou Jaqueline Tenório, participante da capacitação.
Secretaria Municipal de Esporte
Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: [email protected]