Esporte promove Aulão Experimental de Defesa Pessoal para Mulheres no sábado (9)
Ação visa capacitar mulheres com técnicas de defesa pessoal para se protegerem em situações de agressão

Diante do crescente aumento da violência contra a mulher e, em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) realiza neste sábado (9) um Aulão Experimental de Defesa Pessoal para Mulheres.
O evento, que acontecerá na Praça Gerônimo Siqueira, em frente ao Restaurante Novo Dragão, na orla marítima de Pajuçara, a partir das 15h, tem como objetivo promover a consciência corporal, oferecendo ferramentas de proteção e dicas de autodefesa.
A ação será gratuita, aberta ao público, com limite de vagas e exclusiva para mulheres. Para participar, as interessadas devem entrar em contato pelo número 82 98106-4348.
Em um cenário alarmante, onde mulheres são vítimas de agressões físicas e psicológicas diariamente, aprender sobre defesa pessoal é crucial.
De acordo com o Mapa da Segurança Pública 2025, o País registrou recorde histórico de violência contra a mulher no início de 2025.
No contexto da campanha Agosto Lilás, que dissemina informações sobre os tipos de violência - seja física, sexual, psicológica, moral e patrimonial -, é fundamental destacar a importância de medidas preventivas, como o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, para combater esses abusos.
Pensando na capacitação feminina, a Semesp contará com a orientação de Alexandre Moura, instrutor de Jiu Jitsu e professor do projeto Gigantes no Esporte, que ensinará técnicas de defesa pessoal.
A aula incluirá aquecimentos e golpes como jab, direto, cruzado e up - movimentos básicos de boxe usados para atacar com precisão e potência -, além de técnicas de imobilização e finalização.
Alexandre abordará os princípios fundamentais da defesa pessoal, com foco no uso inteligente da alavanca e no controle emocional para neutralizar ameaças, permitindo que mulheres se defendam de agressores mais fortes com segurança e eficiência.
Para o secretário Municipal de Esporte, Francisco Nascimento (Chicão), este evento é pensado para fortalecer a segurança e a autoestima das mulheres, especialmente em tempos de crescente violência.
"É nossa responsabilidade proporcionar ferramentas para que as mulheres possam se proteger e agir com confiança diante de situações de risco. Este evento é uma oportunidade de oferecer conhecimento prático, além de reforçar a importância da conscientização contra todo tipo de violência contra a mulher", afirmou Chicão.
Lei Maria da Penha
Ainda em agosto, é comemorado o Dia Estadual da Lei Maria da Penha, que visa proteger as mulheres contra diversas formas de violência.
A violência física envolve qualquer ação que cause dano à integridade física da mulher, como tapas, socos, empurrões e chutes.
A violência psicológica refere-se a atitudes que causam dano emocional, como humilhações, controle excessivo, ameaças e isolamento.
A violência sexual compreende qualquer ato que force a mulher a ter relações sexuais não desejadas ou que prejudique seus direitos sexuais e reprodutivos.
A violência patrimonial envolve a retenção, destruição ou subtração de bens e recursos econômicos da mulher, enquanto a violência moral abrange calúnias, difamações e injúrias, ações que atentam contra a honra e dignidade da mulher.
Secretaria Municipal de Esporte
Endereço: R. Zacarias de Azevedo, 187 - Centro, Maceió - AL, 57020-470
Telefone Whatsapp: (82) 8106-4348
E-mail: [email protected]