Webinários debatem experiências da educação infantil na pandemia

Redação 09/12/2020 às 20:00
Webinários debatem experiências da  educação infantil na pandemia

Parceria com Ufal proporcionou discussão sobre metodologia do Ensino Infantil em tempos de pandemia

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Hermé Miranda e Maria de Fátima Melo dos Santos, em parceria com a Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveram o webinário “Escuta, acolhimento e infâncias: experiências de professoras da educação infantil na rede pública”. A programação foi dividida em duas etapas.

A primeira parte do evento ocorreu no dia 7 e, nesta quarta-feira (9), aconteceu a segunda parte, com transmissão pelos canais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufal), da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares no Youtube.

O seminário virtual é parte de uma das ações do projeto “Práticas de Pesquisa e Extensão na Educação Infantil”, programa desenvolvido por professoras e pesquisadoras da área pedagógica universitária seguindo atividades de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de dar visibilidade às práticas do ensino da educação infantil nas redes públicas de ensino.

Segundo a organização do evento, as palestras virtuais abordaram o contexto pandemia e distanciamento social para levantar reflexões sobre a organização da pedagogia infantil no momento de afastamento. Foram exibidos compartilhamentos e trocas de experiências familiares entre crianças, gestores e professores, tudo isso visando uma construção de abordagem de ensino que adapte melhor os tempos de reclusão.

Coordenadora do Web seminário e professora dos Cmeis Maria de Fátima Melo dos Santos e Hermé Miranda, Lúcia Mendonça, fala que o isolamento social possibilitou a reflexão sobre a troca de saberes no momento de afastamento. Segundo ela, a ocasião foi capaz de proporcionar uma chance de mudança nos métodos de ensino com base na observação das necessidades do ensino e os Webinários trazem essa possibilidade discursiva.

“Nossas certezas pedagógicas tão conhecidas foram desconstruídas e só uma observação e escuta atenta e sensível foi capaz de nos fornecer outros meios de estar com as crianças em tempos de isolamento/afastamento social impostos pela pandemia de covid-19. Diante deste cenário, a possibilidade de compartilhar o vivido nestes webinários oportuniza profundas reflexões acerca dos saberes e fazeres pedagógicos de muitos professores(as)”, afirmou.


Nathan Araujo (Estagiário) – Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.