Volta às aulas: transporte aos alunos da rede municipal está garantido

Redação 20/08/2021 às 17:06
Volta às aulas: transporte aos alunos da rede municipal está garantido

Serão mais de 100 veículos atendendo 13.500 alunos do Município

As aulas presenciais da rede municipal retornam na próxima segunda-feira (23), e a Prefeitura vem cuidando de todos os detalhes desse processo, incluindo o deslocamento dos alunos. Serão destinados 102 veículos modernos, com GPS e acessibilidade, aos 13.500 estudantes que necessitarem de transporte com a presença dos monitores em cada veículo, algo inédito no município de Maceió.

Secretário de Educação, Elder Maia, vistoriando os veículos escolares. Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

Somado com a qualidade do serviço prestado pela Prefeitura, os veículos terão apenas 50% de seus assentos ocupados, munidos de EPI’s e monitores treinados para assegurar e garantir a qualidade do procedimento adotado no transporte. Inicialmente, serão 22 micro-ônibus próprios da Secretaria Municipal de Educação e 80 ônibus locados pela empresa licitada pela rede municipal. Como explica o secretário de Educação, Elder Maia, o reforço irá garantir a qualidade e segurança para os alunos que necessitarem do serviço.

Secretário Elder Maia assegurou a qualidade dos transportes escolares Foto: Pedro Caldas/Ascom Semed

“Pela primeira vez, o Município dispõe de uma licitação bem estruturada e organizada com ônibus e monitores treinados para lidar com as crianças das diferentes fases, etapas e idades. Tudo foi preparado para permitir o bem estar e inclusão dos nossos estudantes que, depois de um ano e meio, passarão a frequentar as escolas e utilizarão o nosso transporte escolar”, diz o secretário.

A lista dos alunos que necessitam dos veículos vem diretamente da direção das escolas, que repassa para a Educação. Identificando os bairros e moradias de cada estudante, é organizada a logística para buscar e conduzir os estudantes às suas respectivas unidades escolares.

De acordo com o responsável pelo setor de transportes da Semed, Luís Antônio Camargo Ribas, os monitores e motoristas foram totalmente treinados e, hoje (20), irão até as unidades da rede para fazer os últimos ajustes enquanto ao transporte dos alunos.

“A expectativa é muito grande para a volta às aulas, e oferecermos um serviço de qualidade aos mais de 13 mil alunos a serem transportados. E, para alinharmos todos os detalhes, nesta sexta-feira, motoristas e auxiliares dos ônibus vão se apresentar nas escolas para conversar com as diretoras, definindo as rotas e horários que serão seguidos a partir da próxima segunda-feira”, diz o servidor.

Leonardo André Correia (estagiário)/Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.