Visita de estudantes à Biblioteca Pública abre Semana da Pessoa com Deficiência na Semed
Estudantes do 7º ano da Escola Municipal Lourdes Bezerra Nunes conheceram um pouco sobre patrimônio cultural do estado

Estudantes da Escola Municipal Lourdes Bezerra Nunes participaram da primeira atividade do projeto Mandala ProCultura, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), voltado para a Semana da Pessoa da Deficiência.
Na tarde de terça-feira (12), eles participaram de uma rica experiência cultural na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, localizada no centro da cidade.
O projeto Mandala ProCultura tem como objetivo promover experiências culturais acessíveis e significativas para estudantes da Rede Municipal de Ensino de Maceió durante a Semana da Pessoa com Deficiência, valorizando a inclusão, a representatividade e o direito ao acesso à arte e a cultura.
Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer os espaços da biblioteca, interagir com obras literárias acessíveis e participar de dinâmicas educativas voltadas à valorização da diversidade. O objetivo da ação foi estimular a reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência, especialmente no ambiente escolar.
A iniciativa é da Coordenação Geral de Programas e Projetos Pedagógicos e da Coordenação Técnica de Educação Especial, em parceria com a Coordenação Técnica de Arte e Cultura.
Mostra cultural
Mateus Cavalcante, idealizador da mostra cultural “Contando o Patrimônio de Alagoas: Passado e Presente”, que fica na Biblioteca Pública, destacou a importância de promover o diálogo sobre preservação do patrimônio, da memória e do papel da literatura com os alunos. Segundo ele, o principal objetivo da exposição é despertar nos estudantes a consciência sobre o valor cultural de seu entorno por meio da arte.
“Através das imagens, da poesia, de todo esse conjunto criativo, buscamos informar sobre o valor da cultura e da memória”, afirmou. Ele explicou que sair da sala de aula e proporcionar essa vivência em um ambiente cultural é essencial para ampliar o olhar dos jovens.
Mateus comentou ainda sobre as imagens em preto e branco, combinadas com outras coloridas, que representam o diálogo entre passado e presente. “É uma imersão na história, no patrimônio, e no papel de cada um na preservação e no cuidado com esses bens”, disse.
Parte da história
Durante a visitação a professora de Língua Portuguesa, Renadja Costa Alves, destacou a importância do momento para os estudantes. “É um ambiente novo para eles. Eles saem um pouquinho da sala de aula e têm acesso a uma parte da história que nunca viram, que nem imaginam. Hoje em dia, com tanta tecnologia, quando falamos em museu, em livros físicos, eles ficam impressionados”, relatou.
Renadja contou ainda que os alunos demonstraram grande curiosidade sobre os autores e a estrutura histórica do local. Segundo ela, muitos fizeram perguntas sobre quem foi Graciliano Ramos e se ela conhecia o prédio, o que despertou lembranças pessoais. “Na minha infância e adolescência, eu já vinha aqui. Na época funcionava como biblioteca, e era o nosso meio de pesquisa, diferente de hoje que tudo é feito pelo celular”, lembrou.
A professora ressaltou que vai aproveitar a visita e trabalhar o conteúdo na formação dos alunos, em sala de aula. “Pedi para eles prestarem atenção, porque vamos falar sobre isso, sim. É uma oportunidade única para discutir a cultura, a história e também a obra de Graciliano Ramos, autor que inclusive foi tema do meu TCC”, afirmou
O aluno Emanuel Alysson da Silva, do 7º ano, demonstrou entusiasmo com a visita à Biblioteca Estadual Graciliano Ramos. Para ele, o que mais chamou atenção foi o contato com elementos do passado e a importância de conhecer a história. "É uma curiosidade temos, porque é um lugar muito antigo e serve pra gente trazer essa história dos anos passados para o cotidiano. Tem muitas coisas do passado que a gente ainda precisa conhecer muito mais", afirmou o estudante.
Ele comentou que ficou curioso ao ouvir o monitor falar sobre os casarões e as tradições antigas, como os fogueiros, elementos que ele ainda não conhecia.
"Eu vi e aprendi algumas coisas novas hoje, que eu não sabia. Foi muito importante", disse o aluno.
A professora de Arte e Técnica Pedagógica do setor de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosa Machado, que acompanhou toda a visita, destacou a importância do mês de agosto para a valorização da cultura e da inclusão. Segundo ela, a atividade faz parte de uma programação especial e a escolha da escola Maria de Lourdes Bezerra Nunes para participar do momento foi feita com muito carinho.
Ela ressaltou que a presença de pessoas como o guia Matheus, que tem dificuldades de locomoção, reforça a proposta de inclusão. De acordo com a técnica, a ideia é justamente oportunizar aos estudantes o contato com a história e o patrimônio cultural da cidade, muitas vezes desconhecidos até mesmo por quem vive nela.
“Estamos muito felizes em proporcionar esse momento. Muitas pessoas moram aqui e não conhecem coisas importantes que fizeram parte da nossa história. Esse é um momento significativo e espero que todos tenham gostado”, declarou.
Projeto Mandala ProCultura
Durante todo o mês de agosto e início do mês de setembro, o Projeto Mandala ProCultura terá uma programação especial voltada à Semana da Pessoa com deficiência. A proposta é oportunizar o acesso de estudantes aos equipamentos culturais da cidade.
De acordo com o coordenador de Arte e Cultura da Semed, Tércio Smith, esta edição especial reforça a importância de práticas pedagógicas e culturais que contemplem a diversidade, contribuindo para a construção de uma escola mais inclusiva, equitativa e sensível às diferenças.
A programação contará com visita ao Teatro Deodoro, visitas guiadas à exposição Memorial da Justiça Alagoana, ao Sesc Centro com participação no Espetáculo de Circo com Acessibilidade Comunicacional, e ao Cine Arte Pajuçara entra várias outras atividades.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.