Vídeo do preparo da macarronada com carne de jaca é gravado para merendeiras de escolas municipais

Vídeo demonstra o passo a passo do preparo da receita na alimentação escolar

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 16/11/2022 às 13:27
Vídeo do preparo da macarronada com carne de jaca é gravado para merendeiras de escolas municipais
Vídeo foi gravado pela gastrônoma e merendeira formadora, Raquel Vieira. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Com o intuito de repassar o conhecimento para as merendeiras da rede pública de ensino de Maceió, acerca do preparo da carne de jaca, de maneira prática, a gastrônoma e merendeira formadora, Raquel Vieira, gravou o passo a passo da receita de macarronada com frango e carne de jaca. O preparo foi realizado na manhã desta quarta-feira (16), na creche municipal Professora Sônia Maria Souza Cavalcanti, localizada no Bom Parto.

Durante o preparo, Raquel explicou de forma direta como preparar o prato para fazer parte da alimentação escolar dos alunos, mostrando quais ingredientes foram utilizados, a medida de cada um deles, dicas para economizar tempo e como inserir a carne de jaca verde na receita da melhor maneira.

“O vídeo é uma formação prática para os merendeiros da rede. Com isso, eles vão poder ver como se prepara a carne de jaca e perceber que é super fácil. A carne de jaca chega pré-cozida e desfiada, só pra gente agregar à proteína. Vamos repassar esse conhecimento. Todo mundo vai conseguir reproduzir na escola, mesmo onde a quantidade de alunos é grande. Essa preparação é prática e fácil e também demos dicas de como desfiar o frango que vai facilitar bastante”, explicou Raquel Vieira.

A proposta de gravar a receita é repassar o vídeo durante uma formação on-line, onde todas as merendeiras poderão tirar dúvidas e ter acesso ao material sempre que possível, como explica a coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Raphaella Pessoa.

Coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed destacou alcance do vídeo formativo. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed destacou alcance do vídeo formativo. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“A ideia foi contemplar um número maior de profissionais. Iremos passar para eles durante a formação e para que o vídeo ficasse em um arquivo onde as merendeiras pudessem acessar sempre que haja dúvida. Também iremos iniciar um trabalho, onde vamos gravar várias receitas produzidas nas escolas, para que os pais possam reproduzir em casa”, pontuou.

A merendeira da creche Sônia Maria Souza Cavalcanti, Átila Peixoto, participou da gravação e contou que conseguiu aprender a receita.

Merendeira Átila Peixoto aprendeu a receita na gravação do vídeo. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Merendeira Átila Peixoto aprendeu a receita na gravação do vídeo. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“Nunca tinha comido a carne de jaca. Achei o preparo bem simples, da forma como a Raquel explicou, além de ser mais saudável , orque vamos substituir a soja e parece ser uma boa opção. Acredito que vou conseguir fazer no dia a dia”, ressaltou a merendeira.

Os alunos da creche experimentaram a macarronada de frango com carne de jaca e se deliciaram com o novo prato do cardápio escolar. Maria Clara, de 4 anos, gostou tanto que repetiu o prato. “Eu achei muito gostoso!”, finalizou a aluna.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.