VaLER a Pena: mais estudantes de escolas e creches municipais recebem kits de livros para leitura

Entrega do material é realizada em festas literárias nas unidades públicas de ensino do Município

Jamerson Soares/Ascom Semed 15/06/2023 às 15:01
VaLER a Pena: mais estudantes de escolas e creches municipais recebem kits de livros para leitura
Estudante da Escola Luiz Pedro I, Natália da Silva, recebe kit com quatro livros. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) deu continuidade, nesta quinta-feira (15), ao lançamento do projeto VaLER a Pena. Desta vez, as unidades de ensino municipais das Regiões Administrativas 3 e 4 da capital promoveram festas literárias entre os alunos, professores, direção escolar e coordenação pedagógica para receber os kits com livros que vão servir para o incentivo à leitura.

Na creche Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, houve um momento de contação de histórias com técnicas pedagógicas e bibliotecárias da Semed, que fizeram com que os pequenos viajassem no mundo mágico do livro. Logo depois, as próprias criança fizeram apresentação de coco de roda, com o acompanhamento das professoras.

"A ideia é que o livro seja um brinquedo constitutivo para o desenvolvimento integral dessa criança. Este projeto também faz com que os adultos mergulhem com as crianças nesse universo da literatura e do livro, e também para que eles valorizem a importância da literatura no processo formativo dessas crianças. É nesse sentido que iremos mediar essa relação entre a criança e o material do projeto", destacou a coordenadora da creche Pompeu Sarmento, Ana Cristina Souza.

Já na Escola Luiz Pedro I, localizada no bairro Petrópolis, os estudantes dos 3º e 4º anos participaram de atividades pedagógicas no ônibus da Biblioteca Móvel, que estacionou em frente à unidade de ensino. Lá, mais estudantes tiveram acesso a diversos tipos de livros e prestigiaram uma contação de histórias.

As estudantes Laís Catarina e Natália da Silva, 9 e 8 anos, respectivamente, participaram da festa literária e receberam os livros cedidos pelo projeto. Natália contou que gostou de ter ganhado as obras e que sua família vai ler para ela. "Amo ouvir histórias, a minha favorita é sobre princesas, bruxas, magia. Também gostei dos livros que ganhei. Minha mãe, meu pai e meu irmão vão ler para mim. Aqui na escola eu gosto de estudar, brincar e me divertir", disse.

Já Laís revelou que ainda está aprendendo a ler, mas que adora o universo dos livros. "Eu achei muito legal. Estou amando demais esses livros, essa escola. Gostei muito de ter participado de tudo aqui. Em casa minha tia vai ler para mim. Quando eu chegar em casa vou dizer 'mãe e pai ganhei esses livros e foi divertido demais'", comemorou a pequena, que também comentou que ama livros de princesas.

As unidades das regiões 1 e 2 já realizaram o lançamento do projeto no dia 2 de junho. As festas literárias do projeto VaLER a Pena continuam nas próximas semanas. O próximo encontro está previsto para o dia 11 de julho, nas unidades de ensino das regiões administrativas 5, 6, 7 e 8.

Projeto VaLER a Pena

O projeto VaLER a Pena foi idealizado pela professora Emília Caldas, implementado pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, e tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura, como também minimizar os prejuízos causados pela pandemia. O projeto surgiu da necessidade de levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e comunidades.

Cada aluno recebe um kit com quatro livros de diferentes gêneros e leva para a casa para estimular a leitura entre o aluno e a família. O projeto é direcionado para os pequenos da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Todas as unidades da rede pública municipal de ensino de Maceió terão um "Dia D da Leitura", durante o mês de junho. Nesse dia, a comunidade escolar se reunirá para a entrega dos livros, contação de histórias e mediação de leitura, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos com o texto literário.

"É um momento interessante para a escola, porque esse lançamento significa o início desse grande projeto de leitura. Nele, as escolas vão trabalhar com as crianças a leitura e a escrita. A intenção aqui é que essa data marque esse contato entre o aluno e esse acervo e que daí ele possa, cada vez mais, estar motivado a ler e a escrever", enfatizou o bibliotecário da Semed, Aurélio Xavier, que estava acompanhando as ações.

Para a diretora de Gestão Educacional da Semed, Juliane Medeiros, o projeto veio para suprir as necessidades dos estudantes, referentes à leitura e acesso aos livros. "Pensando na parte pedagógica, a gente entende que muitas famílias não conseguem fazer a compra de livros, por questões financeiras e até por questão cultural também. E esse projeto vem para suprir essas necessidades e para fazer parte do cotidiano desses alunos", enfatizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.