Unidades educacionais recebem últimos reparos para a volta às aulas 100% presenciais

Nos últimos três meses, Educação realizou um intenso trabalho de reforma e manutenção em 96% das escolas e creches do Município

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 08/02/2022 às 16:00
Unidades educacionais recebem últimos reparos para a volta às aulas 100% presenciais
Ainda em fevereiro, 100% das unidades educacionais estarão reformadas e em pleno funcionamento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

As unidades educacionais da rede pública municipal de ensino já estão nos últimos reparos para receberem os mais de 54 mil estudantes, no dia 14 de fevereiro, quando as aulas retomam 100% de forma presencial. Nos últimos três meses, cerca de 96% das escolas e creches de Maceió foram reformadas. A iniciativa visa o retorno seguro e confortável para os alunos, após quase dois anos de ensino de forma remota e híbrida.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Mascarenhas, localizado no bairro Pitanguinha, está com quase tudo pronto para receber as 180 crianças, de três a cinco anos, matriculadas no ano letivo de 2022.

Um ambiente novo, colorido e preparado para acolher os estudantes que passaram por um período significativo fora da escola. O clima da equipe pedagógica é de expectativa para a retomada das aulas presenciais.

"Estamos ansiosos para saber como será esse retorno presencial, mas felizes de receber os nossos alunos após quase dois anos. Mais felizes ainda por voltar com a unidade totalmente reformada e um ambiente seguro para as nossas crianças", revelou a vice-diretora do Cmei, Ana Carla.

Além da pintura colorida, a creche foi totalmente retelhada, ganhando novos brinquedos e telhado colorido, inclusive para a sala de recursos, que atende alunos especiais. Os espaços da unidade já estão totalmente decorados com enfeites e equipamentos pedagógicos, para que as crianças possam aprender e brincar em cada ambiente.

O Cmei Leda Collor, no Conjunto Osman Loureiro, também está recebendo os últimos reparos estruturais e de limpeza para a volta das 206 crianças matriculadas. A diretora, Doriane Santos de Melo, falou sobre os ajustes finais.

"Estamos nos últimos retoques, faltando apenas a limpeza geral, assim como a capinação. E graças a Deus segunda-feira, dia 14, estará tudo pronto para voltarmos 100% presencial. Estamos deixando um clima mais bonito e aconchegante para recebê-los após esses dois anos", disse Doriane.

A equipe pedagógica se reuniu e com bastante trabalho preparou todo o ambiente escolar para que os estudantes se sintam bem-vindos. A coordenadora, Valtecia Teixeira, revelou que a retomada das atividades escolares será de muitos desafios.

"A expectativa para essa volta às aulas presenciais é grande, mas sabemos que ainda virá muitos desafios e a gente seguirá se adequando da melhor forma possível", pontuou Valtecia.

Durante os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, um intenso trabalho de reforma e manutenção foi realizado pelas equipes de engenharia da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alcançando 96% das unidades educacionais.

Foram realizadas melhorias na infraestrutura das escolas com o objetivo de garantir a qualidade do funcionamento dos equipamentos escolares para o retorno presencial dos estudantes. A previsão é de que ainda em fevereiro, 100% das unidades de ensino do Município retornem em pleno funcionamento.

O secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia, exaltou o papel imprescindível da escola na vida das crianças. "A escola é lugar seguro, protegido de abusos, da violência doméstica. Nela há alimentação, cuidado, segurança, conforto. A escola é o principal elo de proteção social de Maceió e por isso devemos zelar pelo bem-estar, integridade e aprendizagens dos nossos estudantes", enfatizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.