Unidades de ensino municipais promovem festas literárias do projeto VaLER a Pena

Estudantes receberam kits com quatro livros de diferentes gêneros literários

Julita Bittencourt/Ascom Semed 11/07/2023 às 15:32
Unidades de ensino municipais promovem festas literárias do projeto VaLER a Pena
Projeto VaLER a Pena incentiva leitura de estudanres. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Literatura de Cordel, peça teatral e mesa de conversa. Estas atividades fizeram parte da programação das festas literárias de lançamento do Projeto VaLER a Pena nas escolas e creches municipais.

Nesta terça-feira (11), a abertura da iniciativa ocorreu nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino que compõem as Regiões Administrativas 5, 6, 7 e 8.

As paredes da creche Nadir Brandão, no Alto de Ipioca, estão enfeitadas com xilogravuras, cordéis e pinturas que contam a historicidade do bairro e do Nordeste. Tudo produzido pelas mãos das 150 crianças matriculadas na unidade de ensino com o apoio dos professores. Além disso, as mães e responsáveis assistiram, junto às crianças, uma peça teatral e vídeos de cordéis infantis cantados.

Por meio do Projeto VaLER a Pena, todos os estudantes, da Educação Infantil a de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), receberam um kit com quatro livros de diferentes gêneros literários para estimular a leitura entre o aluno e a família dentro de casa.

Maria Betânia é mãe da pequena Ayla Silva, 4 anos, e prestigiou a festa literária da creche. Ela falou da importância do projeto. “Os livros são importantes para desenvolver mais o aprendizado e a leitura. Apesar dela ser ainda pequena, aprende mais rápido a ler e escrever”, disse.

Na Escola Municipal Floriano Peixoto, que também atende a comunidade de Ipioca, os estudantes, do 1º ao 5º anos, escreveram contos, poemas e literatura de cordel baseados na tradição junina da região. Todas essas produções textuais realizadas pelos 450 alunos estão expostas pelos corredores da escola.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Mônica Assis, o VaLER a Pena proporciona ao aluno a oportunidade de ter contato com livros importantes da literatura brasileira.

“Todo o processo de criação de texto envolve pesquisa e leitura e isso contribui para que, cada vez mais, eles aprimorem a leitura e a própria produção. E eles vão ter a oportunidade de ter títulos em mãos que, pela comunidade em que vivem, dificilmente teriam acesso. Isso é de um ganho imensurável”, pontuou.

As unidades das regiões 1, 2, 3 e 4 já realizaram o lançamento do projeto no mês de junho, promovendo também a festa literária entre os alunos, professores, direção escolar e coordenação pedagógica.

“Essas festas literárias fazem parte do projeto de fomento e valorização à leitura como nossos alunos do Fundamental, Infantil e Ejai. A ideia é que tenhamos mais estudantes leitores, crianças que possam desfrutar de ter um livro em casa, folhear, ler com suas famílias e pessoas que não tem poder aquisitivo vão poder ter esse acervo”, garantiu a diretora de gestão educacional, Juliane Medeiros.

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