Unidades da rede pública municipal de ensino realizam eleições para diretores escolares
Pleito mobiliza toda a comunidade escolar, alunos, pais e corpo docente
As eleições para diretores e vice escolares nas 147 unidades de ensino da rede pública de Maceió estão sendo realizadas nesta terça-feira (16). O pleito tem o objetivo de garantir o processo de gestão democrática, promoção do diálogo entre a administração das escolas, professores, alunos e a comunidade escolar, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação.
A Escola Municipal Pio X, no Prado, tem mais de 300 alunos do 6º ao 9º anos. A unidade educacional conta com chapa única e a comunidade escolar participou ativamente do pleito e compareceu para votar.
Vera Lúcia é avó do aluno Jamerson Ferreira, 13 anos. Ela foi até a escola para exercer o direito de voto. “É muito importante votar. É o primeiro ano dele [o neto] aqui”, disse.
Na Escola Municipal Arnon de Melo, no Jacintinho, a eleição está acirrada. A unidade é uma das quatro escolas que possuem duas chapas concorrendo aos cargos.
Maria Pereira dos Santos é aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Ela não perdeu tempo e foi garantir o voto. “Eu creio que vai melhorar mais”, revelou ao falar das candidatas que escolheu.
A comunidade da Arnon de Melo se engajou nas eleições para escolher entre as duas chapas. Um pleito disputado, mas que tem sido tranquilo. É o que garante a integrante da comissão eleitoral escolar, Gerlane dos Santos. “Um dia muito importante, temos duas chapas e está sendo muito tranquila a votação. Os pais estão vindo votar”, informou.
Nas creches municipais, a eleição vai até às 16h. Nas unidades de ensino que possuem dois turnos -matutino e vespertino- o pleito vai até às 17h. E nas escolas que atendem na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, as eleições se encerram às 20h.
A apuração dos votos é feita por cada unidade escolar, logo após o encerramento do pleito. A chapa vencedora assumirá a administração da escola ou da creche por dois anos.
Para a secretária-adjunta, professora Emília Caldas, o processo eleitoral influencia na aprendizagem do aluno, bem como traz melhorias para as unidades de ensino. “A gestão democrática é muito importante para o âmbito escolar, no processo de ensino-aprendizagem do aluno, melhoria da gestão pedagógica e administrativa. E essas eleições fazem parte, são metas do Plano Municipal de Educação”, pontuou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.