Último dia da Jornada Pedagógica 2024 é marcado por oficinas pedagógicas e debates

Foram três dias de evento com atividades voltadas para o desenvolvimento e aprendizado dos profissionais de educação

Julita Bittencourt e Maria Clara Tenório (estagiária)/Ascom Semed 06/03/2024 às 15:00
Último dia da Jornada Pedagógica 2024 é marcado por oficinas pedagógicas e debates
Último dia da Jornada Pedagógica 2024 atrai vários profissionais da educação. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

Palestras, mesa-redonda, oficinas pedagógicas e apresentações culturais marcaram o último dia da Jornada Pedagógica 2024, evento realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), nesta quarta-feira (6), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas.

Com o tema "Garantir o Direito de Aprender: Compromisso de Todos!", a iniciativa que conta com o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), reuniu milhares de profissionais da educação da rede pública municipal de ensino da capital alagoana ao longo de três dias com atividades com foco no desenvolvimento e aprendizado de crianças e estudantes, com inclusão, equidade e qualidade.

A manhã do último dia de evento iniciou com uma acolhida dos servidores da Biblioteca Carlos Moliterno, que fizeram uma adaptação livre de “A terra dos meninos pelados” do autor alagoano Graciliano Ramos. A performance que envolveu o público com arte, cultura e leitura foi realizada no laboratório pedagógico, na sala Hermeto Pascoal.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luíza Suruagy, do Ouro Preto, Núbia Alves, adorou a apresentação e contou o que achou.

"Esse momento de acolhida com a Biblioteca foi muito significativo, pois respalda a nossa cultura, o despertar para a leitura. A questão de nos fazer movimentar logo cedo é muito importante na nossa profissão, trabalhar o corpo, as expressões”, afirmou a educadora.

Já no Auditório Pontes de Miranda, a programação começou com orientações para os diretores escolares e coordenadores pedagógicos sobre gestão pedagógica e escolar. A atividade foi mediada pelas diretoras de Gestão da Semed, Juliane Medeiros e Juliane Cahet.

Em seguida, o público participou da palestra “Gestão de pessoas na escola: caminhos para uma liderança que faz acontecer” com o consultor educacional Júlio Furtado. Logo após, ocorreu uma roda de conversa sobre a gestão no contexto da escola que discutiu as competências, processos avaliativos, gestão das informações e qualificações dos dados educacionais.

A roda de conversa, mediada por Tayse Roque, foi composta pelos professores Jorge Eduardo Oliveira e Givanildo da Silva da Ufal e mediada por Juliana Cahet. Durante a atividade, as diretoras Andreza Cardoso Teixeira de Lima, da Escola Municipal Monsenhor Antônio Assunção, Rosilda Maria dos Santos, da Escola Silvestre Péricles, Aldjane Crisóstomo de Souza, professora Escola Municipal Gastone e Alyne Cristine Tarcione do Nascimento, secretária da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, apresentaram relatos de experiências êxitos nas unidades de ensino municipais.

Em paralelo às atividades formativas, o público também participou de oficinas de performance educacionais em arte e cultura, leitura e apresentações, bem como de pedagogia ativa, acerca de metodologias que encantam e transformam o processo dialógico de ensinar e aprender.

Na parte da tarde, os profissionais assistiram ao painel sobre o fortalecimento da educação pública e o papel dos conselhos municipais. As falas ficaram por conta do presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió (Comed), Juliano Brito, que abordou a importância das funções e desafios da entidade.

Também esteve presente o presidente do Conselho de Alimentação e Segurança Alimentar (CAE), Allan Manoel Almeida, que debateu com o público a importância da garantia à segurança alimentar dentro das escolas. Ao lado deles, compuseram o painel, também, a nutricionista e coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa.

Na programação da tarde também teve uma oficina que proporcionou aos educadores refletir sobre a saúde mental no período pós-pandêmico, discutindo as inspirações para o trabalho entre professores e o ambiente escolar. A atividade foi ministrado pela professora Deise Juliana Francisco, da Ufal.

No laboratório pedagógico, foi realizada uma oficina sobre a plataforma "Busca Ativa Escolar: uma política pública estruturante para a inclusão, a proteção e a aprendizagem de crianças e adolescentes da Asserte-Unicef". A atividade foi mediada por Ângela Nobre.

Por fim, a última oficina da Jornada Pedagógica foi sobre o aplicativo "Aprender a Proteger", desenvolvido pelo Ministério Público Estadual de Alagoas como uma ferramenta de rede e proteção para as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência.

A oficina foi mediada por Gorte Vasconcelos, consultora Childhood Brasil, e pelo promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e da Juventude, Cláudio Malta, com a participação do promotor de Justiça Gustavo Arns, da delegada Bárbara Arraes, do conselheiro tutelar Silas de Oliveira, da psicóloga Denise Barros Pereira e representantes do Cras, Creas e Crad.

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