Técnicos da Educação recebem capacitação sobre novo sistema de frequência escolar do Auxílio Brasil
Com retomada das aulas presenciais, a frequência escolar volta a ser um requisito para acesso ao benefício
Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebem neta segunda-feira (18) uma capacitação para entender mais sobre o novo sistema de frequência escolar do Auxílio Brasil. A ação, que contempla cerca de 90 servidores, é importante para garantir a regularidade do envio de informações para o programa federal.
Criado para substituir o antigo Bolsa Família, o Auxílio Brasil tem como um de seus critérios a frequência mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos e de 75% para os mais velhos, de 6 a 21 anos. O controle é feito por meio do Sistema Presença, sendo alimentado por técnicos da secretaria quando os beneficiários do programa estão matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.
Participaram como instrutores da formação, o coordenador municipal de Pilar da frequência do Auxílio Brasil, José Roberto, e a coordenadora estadual do auxílio, Fátima Filgueira. A capacitação foi dividida em três momentos para respeitar o distanciamento social e a capacidade do auditório do Conselho Municipal de Educação (Comed), localizado na sede da secretaria.
Segundo explica Rita Fernandes, o sistema esteve inativo nos últimos dois anos, devido à pandemia, e retornou reformulado. “Estamos com esse momento para deixar nossos técnicos mais atualizados. Existem dúvidas, momentos difíceis e por isso decidimos fazer esse encontro. Queremos deixar eles mais tranquilos”, explica.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.