Técnicos da Educação recebem capacitação sobre novo sistema de frequência escolar do Auxílio Brasil

Com retomada das aulas presenciais, a frequência escolar volta a ser um requisito para acesso ao benefício

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 18/04/2022 às 14:42
Técnicos da Educação recebem capacitação sobre novo sistema de frequência escolar do Auxílio Brasil
Capacitação sobre sistema de frequência do Auxílio Brasil. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebem neta segunda-feira (18) uma capacitação para entender mais sobre o novo sistema de frequência escolar do Auxílio Brasil. A ação, que contempla cerca de 90 servidores, é importante para garantir a regularidade do envio de informações para o programa federal.

Criado para substituir o antigo Bolsa Família, o Auxílio Brasil tem como um de seus critérios a frequência mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos e de 75% para os mais velhos, de 6 a 21 anos. O controle é feito por meio do Sistema Presença, sendo alimentado por técnicos da secretaria quando os beneficiários do programa estão matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.

Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Participaram como instrutores da formação, o coordenador municipal de Pilar da frequência do Auxílio Brasil, José Roberto, e a coordenadora estadual do auxílio, Fátima Filgueira. A capacitação foi dividida em três momentos para respeitar o distanciamento social e a capacidade do auditório do Conselho Municipal de Educação (Comed), localizado na sede da secretaria.

Segundo explica Rita Fernandes, o sistema esteve inativo nos últimos dois anos, devido à pandemia, e retornou reformulado. “Estamos com esse momento para deixar nossos técnicos mais atualizados. Existem dúvidas, momentos difíceis e por isso decidimos fazer esse encontro. Queremos deixar eles mais tranquilos”, explica.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.