Talento e sensibilidade marcam participação de alunos de escolas municipais no Concurso de Redação da Esmal
Aluna da Escola Municipal Tradutor João Sampaio e diretor da Zumbi dos Palmares são destaques no concurso com maior nota e maior média respectivamente

Alunos de seis escolas da rede pública municipal de ensino se destacaram na 12ª edição do Concurso de Redações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). Entre os premiados, a aluna da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Isabelly Beatriz Pontes dos Santos, foi um dos destaques do evento.
A cerimônia de premiação, que foi prestigiada pela subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo, foi realizada na última terça-feira (14), no Pleno Desembargador Gerson Omena Bezerra, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e homenageou os primeiros colocados de cada unidade de ensino participante.
A iniciativa visa promover a reflexão sobre temas relacionados à cidadania, aos direitos e deveres sociais, estimulando o pensamento crítico e a conscientização dos jovens, além de incentivar a leitura e ampliar o vocabulário.
Esse ano o concurso abordou o tema: "O preconceito contra a pessoa idosa na sociedade contemporânea". Os três primeiros colocados de cada escola foram premiados com mochilas contendo kits escolares, e os vencedores do primeiro lugar receberam, ainda, um tablet. Os professores-orientadores e os diretores das escolas com melhor desempenho, também foram contemplados com tablets.
Isabelle conseguiu duas proezas: foi a primeira colocada da escola e destaque geral entre as escolas participantes com o melhor desempenho entre as escolas da rede pública municipal de ensino.
A estudante celebrou, emocionada, a conquista da maior nota no concurso da Esmal entre as escolas da rede pública municipal de ensino. Ela contou que receber o reconhecimento foi de uma alegria enorme e uma surpresa muito especial. Para Isabelle, o resultado superou suas expectativas, já que ao escrever a redação, não imaginava que o texto fosse chegar tão longe.
A estudante destacou, ainda, a importância do apoio das professoras e afirmou ser muito grata por cada orientação, incentivo e aprendizado. Para ela, escrever vai além de juntar palavras , é uma forma de expressão, crescimento e inspiração. “Escrever é poder inspirar outras pessoas a também terem o mesmo esforço e força de vontade”, explicou.
Orgulhosa de seu desempenho, Isabelle disse sentir-se muito feliz e orgulhosa de si mesma por ter conquistado o primeiro lugar. Ela espera que sua conquista sirva de incentivo para outros alunos e que mais estudantes tenham a mesma oportunidade de alcançar resultados positivos por meio da dedicação e do estudo.
Durante a cerimonia de premiação, a subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo, destacou a realização do concurso de redação promovido pelo Tribunal de Justiça por meio da Esmal.
Segundo ela, iniciativas como esta despertam a criatividade e motivam os estudantes a acreditarem no poder da educação. Marina ressaltou , ainda, a importância de valorizar os participantes, parabenizando todos os alunos e, em especial, os finalistas. “Parabenizo os finalistas de hoje, pois eles representam com orgulho a força da nossa rede pública de ensino”, destacou.
A diretora da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Adriana Firmino de Lima, celebrou com entusiasmo a conquista da aluna Isabelle, vencedora do primeiro lugar no concurso de redação do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Segundo ela, o resultado é fruto do esforço, talento e dedicação da estudante, sendo motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar.
Adriana destacou, ainda, a sensibilidade da aluna ao abordar o tema da redação do concurso. “A Isabelle foi muito feliz ao se colocar como alguém que defende o idoso e seus direitos, chamando atenção para o cuidado e o respeito que devemos ter com essa população”, afirmou.
Para a diretora escolar, a redação da estudante comoveu e inspirou pela forma como trouxe reflexão sobre um tema social relevante. “Ela realmente foi brilhante e está de parabéns. É um orgulho imenso para a nossa escola”, concluiu.
O diretor da Escola Zumbi dos Palmares, Francisco Nivaldo Ferreira, foi reconhecido como diretor destaque premiado no concurso de redação. Para ele, o resultado representa mais do que uma coroação, "é fruto daquilo que a gente plantou com nossos alunos", revelou.
Nivaldo ressaltou que o prêmio reflete o compromisso da equipe escolar em promover o crescimento integral dos estudantes, tanto no conhecimento quanto na formação cidadã. Segundo ele, a conquista foi possível graças ao empenho coletivo.
“Nossa escola teve a melhor média geral entre todas as redações, resultado do esforço conjunto de professores, da coordenadora Rosilda e de todos que acreditaram no potencial dos alunos”, afirmou.
O diretor destacou, ainda, que mesmo diante de desafios, a equipe manteve o foco. “Não deixamos a peteca cair. Trabalhamos juntos e o resultado foi a vitória da nossa escola”, concluiu, orgulhoso da conquista.
Alunos premiados da Rede Pública Municipal
• Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa
1º lugar: Maria Julia Omena
2º lugar: Maria Eduarda do O. Novaes
3º lugar: Maria Eduarda dos Santos Lopes Ferreira
• Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento
1º lugar: Emilly Clísia Félix dos Santos
2º lugar: Ana Beatriz Vieira da Silva
3º lugar: Vinícius Gabriel Santos Silva
• Escola Municipal Professor Antídio Vieira
1º lugar: Yasmim Vitória Oliveira de Albuquerque
2º lugar: Matheus Gabriel Ferreira de Lima
3º lugar: Sabrina Lee
• Escola Municipal Tradutor João Sampaio (Maior nota da rede)
1º lugar: Isabelle Beatriz Pontes dos Santos
2º lugar: Maria Beatriz da Conceição Silva
3º lugar: Naiara Balbino Costa
• Escola Municipal Silvestre Péricles
1º lugar: Isaac Raniel Silva Vital
2º lugar: Júlia Emília Costa Aurélio
3º lugar: Mirela Gabrielle Ramalho Valoz
• Escola Municipal Zumbi dos Palmares ( Maior média da rede)
1º lugar: Williane Michele da Silva Santos
2º lugar: Ana Jullya Ribeiro Pereira
3º lugar: Keliany Vitória da Silva Batista
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.