Simulado com mais de 10 mil alunos prepara para prova da Educação Básica

Redação 07/11/2021 às 11:00
Simulado com mais de 10 mil alunos prepara para prova da Educação Básica

Prova que visa melhor desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

A partir de quarta-feira (10) até o dia 17 de novembro será realizado um simulado, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), para alunos do Ensino Fundamental de Maceió, cujo objetivo é prepará-los para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro.

As provas serão aplicadas entre os dias 8 e 1 2de novembro. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros, cerca de 10.789 alunos dos 2º, 5º e 9º anos, de 67 escolas de Maceió, vão realizar a prova, que será composta de questões voltadas para os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Ela explica que a Rede possui 90 unidades com Ensino Fundamental, mas apenas 67 participarão, pois as outras ainda não retornaram com o ensino presencial.

A coordenadora destaca que o objetivo da elaboração do simulado adequará o nível de aprendizagem dos estudantes que tiveram déficit pelas lacunas deixadas em função da pandemia.

Juliane Medeiros destaca a importância do simulado. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

“Hoje temos parte de nossas escolas no ensino remoto e outras na modalidade híbrida, tendo isso em vista, observamos perdas de aprendizagem e, nesse sentido, a partir do acompanhamento pedagógico vimos que possuímos muitos estudantes que não estão no nível adequado de aprendizagem. Os simulados, além de contribuir com o preparo do aluno, ajudarão no planejamento das escolas sobre a recuperação dessas lacunas”, apontou Juliane.

A logística da aplicação das provas, tendo em vista que envolve turmas de dois turnos, ficará a cargo da direção das escolas por conta do distanciamento social e do limite de alunos dentro das salas de aulas, segundo a coordenadora.

Segundo Juliane Medeiros, os resultados do simulado preparatório poderão contribuir também, não somente para o Saeb, como para o planejamento do professor. “As nossas provas são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz o nível de habilidade que cada estudante deverá ter em determinado ano letivo”, concluiu.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.