Setembro Amarelo: Educação promove ações de valorização da vida
Servidores receberam um cartão digital com informações relevantes e canais de incentivo à preservação da vida
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar e debater sobre a questão da prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), vem desenvolvendo várias ações de orientação e sensibilização junto aos profissionais da educação da rede municipal de Maceió.
Na manhã desta terça-feira (28), todos os servidores da Semed foram contemplados com um cartão digital com todos as informações e canais de apoio a preservação da vida e de combate ao suicídio.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Semed, Edlene Luca, a ideia é inspirar atitudes de esperança aos servidores municipais numa grande corrente pela vida contribuindo na redução do número de suicídios. “O mais importante desta ação é oportunizar que o servidor pode buscar ajuda em braços que estão abertos para acolhê-lo e recebê-lo”, ressaltou Edlene.
Para a técnica de Gestão de Pessoas da Semed, Tamires Wanessa dos Santos a proposta é marcar a campanha do Setembro Amarelo com ações de valorização da vida. “A ação é simbólica, mas cheia de significado para nós. O nosso objetivo é valorizar a vida de cada servidor público da educação municipal e aproximar o contato com cada um dos que constroem a Semed. Nós, enquanto coordenação e gestão de pessoas, estamos preocupados com os servidores que tem enfrentado momentos difíceis. Quando a gente propôs esse card foi para que o nosso servidor se sentisse valorizado e aquele servidor que estiver enfrentando alguma dificuldade em relação à perda do sentido da vida, tivesse ao seu alcance os canais de atendimento que é o Centro de Valorização da Vida – CVV e uma cartilha de combate ao suicídio que está disponível no site do Setembro Amarelo da Associação Brasileira de psiquiatria”, destacou.
A assistente social da Semed, Karoline Mendonça, explica que é preciso falar sobre saúde mental e o que isso impacta nos diversos aspectos da vida. “Só assim poderemos desmistificar alguns preconceitos, ter empatia com a história do outro e contribuir com a preservação da vida. A campanha do Setembro Amarelo nos possibilita pensar nesses aspectos, mas é necessário estar sempre atento”, pondera Karoline.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.