Servidoras do Gigantinhos Antares destacam impacto positivo do programa

Professora e auxiliares de sala elogiam estrutura inovadora, conforto e recursos abrangentes que garantem desenvolvimento e aprendizado

Maria Clara Tenório e Gabriela Borba (estagiárias)/ Ascom Semed 29/06/2024 às 10:30
Servidoras do Gigantinhos Antares destacam impacto positivo do programa
Profissionais compartilharam suas primeiras impressões de creche no Antares. Foto: Joyce Juliana/ Ascom Semed

No Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, o Gigantinhos do Antares, as funcionárias destacam o impacto positivo do programa na rede de ensino da capital. Neste mês de junho, as profissionais da creche que atende 1.350 crianças, sendo 270 de berçário, compartilharam suas primeiras impressões.

A auxiliar de sala, Islayna Siqueira, de 41 anos, que já atuou na rede de ensino privada, conta que a rotina das crianças na unidade é completa e inicia desde cedo com o desjejum, que faz parte das seis refeições diárias fornecidas. Além disso, a creche também dispõe de espaço para leitura, brinquedoteca e equipamentos incomparáveis aos que já existem nas creches da capital.

“A estrutura é maravilhosa, não tenho o que pontuar. As salas estão equipadas e toda a unidade em si está preparada. Em termos de creche, aqui realmente supera qualquer particular, porque o conforto que tem aqui é coisa de outro mundo”, destaca Islayna.

Ambiente de trabalho propício

Em sua primeira experiência em sala de aula, a auxiliar de sala Rayara Macêdo, de 32 anos, elogia o trabalho da Prefeitura de Maceió na estrutura do Gigantinhos, que permite que ela tenha um ambiente de trabalho propício para suas atividades, além de contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas.

“Trabalho com bebês de zero a um ano e onze meses, e é muito gratificante para mim e para as demais professoras e auxiliares poder contar com tantos recursos para exercer nossas funções, pois cuidamos desses alunos com muito zelo”, enfatiza.

Estrutura do Gigantinhos contribui para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Estrutura do Gigantinhos contribui para o desenvolvimento e aprendizado das crianças matriculadas. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Cuidado e preparo

A professora Adriana Barros, de 27 anos, comemora sua chegada no Gigantinhos. Para ela, o trabalho na rede pública é muito recompensador, especialmente em unidades escolares que se preocupam em atender às necessidades da educação especial, área na qual já tem experiência.

“Atualmente temos dois alunos autistas e um com TDAH na minha sala, que atendemos com todo cuidado e preparo. Todas as crianças são amorosas e não dão trabalho, o que só contribui para a vivência prazerosa que estou tendo aqui”, diz.

Sobre o Gigantinhos

Idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa Gigantinhos é o maior conjunto de ações para educação da primeira infância de Alagoas. Lançado em março de 2024, o programa está garantindo a ampliação histórica no número de vagas na Educação Infantil, por meio da entrega de 31 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), conhecidos como creches, climatizados e em tempo integral.

O Gigantinhos do Antares, gerido pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), atende 1.350 crianças, sendo 270 de berçário. A unidade é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital, juntamente com as creches localizadas nos bairros Santos Dumont, Ponta da Terra, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e Poço.

Gigantinhos do Antares é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital. Foto: Idalécio Lucas/ Ascom Semed
Gigantinhos do Antares é um dos seis CMEIs-RP já entregues na capital. Foto: Idalécio Lucas/ Ascom Semed
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.