Servidoras da Educação são homenageadas em alusão ao mês da mulher

Trabalho efetivado pelas profissionais no programa Cidadania e Justiça na Escola é reconhecido pela magistratura

Jamerson Soares/Ascom Semed 28/03/2023 às 08:00
Servidoras da Educação são homenageadas em alusão ao mês da mulher
Professora Rita de Cássia foi homenageada no evento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Servidoras da Educação de Maceió foram homenageadas em uma roda de conversa realizada na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (27), em alusão ao mês da mulher e teve o objetivo de evidenciar a relevância dos trabalhos feitos pelas profissionais no programa Cidadania e Justiça na Escola em 2022.

Com o tema "Igualdade de gênero hoje para um futuro promissor", a mesa de honra da roda de conversa contou com a presença da juíza do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e coordenadora do projeto, Ana Carolina Valões, a secretária adjunta da Semed, professora Emília Caldas e o representante da Secretaria Estadual da Educação e gerente da 13ª GERE, Cássio Costa.

"Nós temos em parceria com a Esmal esse projeto tão importante nas escolas. No evento tratamos de uma pauta tão importante, buscando essa discussão sobre uma sociedade mais igualitária. Hoje foi um dia muito importante por termos essas discussão e pelas homenagens", comentou Emília Caldas.

Este ano, duas profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram lembradas no evento. A servidora aposentada Tânia Almeida e a professora da Escola Municipal Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, Rita de Cássia Pimentel.

Para a professora Rita de Cássia foi uma satisfação muito grande ter recebido a homenagem. "A palavra para mim é gratidão. Gratidão por fazer parte dessa equipe, de estar com essas meninas no projeto, que vem acrescentando muito na minha vida. Tomei este trabalho como um sacerdócio dentro das escolas, olhando além das aparências, descobrindo histórias, necessidades e carências dos alunos e suas famílias. É um trabalho gratificante", revelou.

A coordenadora do setor de Programas e Projetos Educacional da Semed, Katia Lessa, destacou a importância do projeto nas escolas municipais. "São trabalhos da Justiça de Alagoas realizados para nossos queridos estudantes dos 9º anos, e que são voltados para a cidadania, direitos humanos e sociedade. Hoje a gente teve esse momento bacana de fechar o mês de março em homenagem às mulheres. Para mim, é uma alegria", afirmou.

A coordenadora do projeto Cidadania e Justiça na Escola, magistrada Ana Carolina Valões, ressaltou que o evento, além de tratar sobre a violência que atinge a mulher, também discute a desigualdade de gênero. "São profissionais de Educação que trabalham estes assuntos e levam para as unidades escolares. A discussão também se deu na perspectiva de trabalhar no dia a dia no ano letivo, em como é que podemos trabalhar esses assuntos, como a violência doméstica e familiar contra a mulher, em sala de aula", enfatizou.

Sobre o programa

O Cidadania e Justiça na Escola é desenvolvido nas unidades de ensino municipais Antídio Vieira, Silvestre Péricles, João Sampaio, Haroldo da Costa, Zumbi dos Palmares e Pompeu Sarmento.

Idealizada com o propósito de formar e capacitar multiplicadores, a rede de voluntários do programa é composta por centenas de profissionais com a missão prioritária de garantir o avanço de ações de combate à violência e ao uso de drogas entre adolescentes matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino da capital.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.