Servidora da Educação de Maceió apresenta espetáculo teatral na Bienal sobre histórias de pescador
Conto das Águas aconteceu nesta sexta-feira (18), na Sala Siriguela, para um público diverso
A contadora de histórias e técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Meire Deise, participou nesta sexta-feira (18) da programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com a apresentação do espetáculo teatral "Conto das Águas". A encenação ocorreu na Sala Siriguela, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, localizado no bairro Jaraguá.
Meire Deise também faz parte do setor de bibliotecas da Semed, que realiza diversos projetos de contação de histórias, difusão da literatura brasileira e incentivo à escrita e leitura, como o VaLER a Pena. Ela conta histórias junto a outras servidoras da rede pública municipal de ensino, de forma lúdica e poética.
Segundo Meire, que também é atriz há 20 anos, o espetáculo foi criado e produzido por ela mesma neste ano e teve sua primeira apresentação em um festival de contação de histórias na Bahia. O enredo tem como inspiração as narrativas que sua avó contava na infância sobre sereias, assim como o que seu avô, que era pescador.
"Vim a convite da Bienal apresentar essa peça e eu amei. Os adolescentes e os adultos vão reagindo conforme a história vai acontecendo. As músicas, a trilha sonora, foi tudo pensado justamente para contar aquilo que não consigo verbalizar. Foi tudo produzido por mim: texto, direção, cenário. Apresentei ontem e hoje", explicou.
A peça retrata uma tragédia romântica de um pescador, Don Juan, que se apaixona perdidamente por uma sereia em alto mar. Esse pescador cai na trama da sereia, fazendo com que ele mergulhe em uma desilusão amorosa.
Para a professora de espanhol e redação Jade Neves, que estava na plateia prestigiando o espetáculo, foi um momento enriquecedor em que todos tiveram uma visão mais ampla da leitura e da expressão artística.
"Gostei bastante. Vim com meu sobrinho de um ano, pensando que era apenas para crianças, mas tive a grata surpresa de ver que a história também foi para mim. Acredito que a contação de histórias é enriquecedora, porque a gente consegue ter uma visão mais ampla do conto. E eu fiquei encantada com o causo do pescador, porque a Meire conseguiu juntar ali música, poesia e história, trazendo elementos da cultura alagoana. Saio daqui enriquecida com tanto conhecimento", relatou a professora.
Programação Semed
As equipes da Semed continuam realizando ações e atividades pedagógicas no estande até o próximo domingo (20).
Ainda nesta sexta-feira, houve atividades de contação de histórias com as técnicas pedagógicas do setor de bibliotecas, Caroline Buarque e Mávia Lisboa. Durante todo o dia, estará exposta uma estante com livros de diferentes gêneros, que vão de ficção à fábulas e contos de fada.
No período da tarde, na Sala Ipioca, será realizada a palestra "Apropriação cultural na infância", com o professor Fábio Hoffmann. O mesmo espaço, em seguida, vai abrigar a mesa-redonda "O Brincar no Cotidiano da Educação Infantil: experiências da rede municipal de Maceió", com as palestrantes Ana Paula Feitosa, Ana Cristina e Viviane dos Reis Silva.
Até às 22h, na Sala Jatiúca, haverá uma exposição sobre economia solidária e ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Maceió.
E encerrando a noite, das 19h às 21h30, acontecerá uma palestra sobre o projeto Mentes Inovadoras na rede pública municipal de ensino, na Sala Manguaba.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.