Semed leva alunos da educação infantil ao primeiro dia da 4ª Semana de Pesquisa da Ufal

Evento aproxima crianças da pesquisa científica e promove a criatividade e a aprendizagem prática

Karoline Naeyli (estagiária)/Ascom Semed 17/10/2025 às 12:27
Semed leva alunos da educação infantil ao primeiro dia da 4ª Semana de Pesquisa da Ufal
Programação segue até dia 23 deste mês, promovendo a integração entre escolas, universidades e instituições científicas. Foto: Edson Correia/Ascom Semed

Com o tema “Oceano, ciência e sociedade: educação para um mundo sustentável e inclusivo”, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) participou da abertura da 4ª edição da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETE), nessa quinta-feira (16). O evento gratuito, aberto à comunidade escolar e ao público em geral, reuniu estudantes, professores, pesquisadores e gestores públicos em torno de debates e exposições voltadas ao avanço da ciência e da educação.

A programação, que prossegue até o dia 23 deste mês, inclui oficinas, palestras, experimentos e mostras interativas sobre sustentabilidade, tecnologia e inovação, promovendo a integração entre escolas, universidades e instituições científicas.

O primeiro dia de atividades, na manhã da quinta contou com a participação de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Casa da Amizade, localizado no Tabuleiro, e do CMEI Professora Albene Clarindo Duarte, no Barro Duro. Os estudantes apresentaram projetos pedagógicos no estande da Semed, que alia tecnologia e inovação ao aprendizado nas escolas da rede municipal, despertando o interesse do público para práticas criativas e sustentáveis desenvolvidas na educação básica.

A técnica de Educação Infantil Thainy Lira enfatizou a importância de inserir as crianças em atividades que ampliam o olhar para o conhecimento científico.

“Hoje, estamos com a Educação Infantil representada por duas unidades, trazendo as crianças e suas pesquisas desenvolvidas no cotidiano escolar. É fundamental inserir a educação infantil nesse espaço de pesquisa, pois ele evidencia o quanto nossas práticas são potentes e o quanto as crianças estão envolvidas nesse processo de construção do conhecimento”, destacou.

“Participamos pela primeira vez do evento, trazendo dois projetos: um sobre o fundo do mar e outro sobre a água. As crianças se envolveram nas investigações, pesquisaram, prepararam apresentações e hoje estão mostrando tudo com muita segurança. É lindo ver como esse tipo de vivência desperta responsabilidade, curiosidade e confiança desde cedo”, compartilhou a diretora do CMEI Casa da Amizade, Danyelle Leal.

Ao longo do dia, durante o evento, foram realizadas apresentações que abordaram temas como meio ambiente, recursos tecnológicos e práticas inovadoras, promovendo a integração entre escolas, universidades e instituições científicas.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, destacou a relevância da iniciativa para os estudantes da rede municipal:

“A Semana de Pesquisa é um evento muito importante, que trata de ciência e tecnologia com um tema maravilhoso, que é o oceano. Estamos trazendo 30 escolas da rede municipal, sendo seis delas apresentando seus trabalhos, inclusive duas de educação infantil. É gratificante ver as crianças envolvidas nesse ambiente de pesquisa e inovação, tornando-se protagonistas das próprias aprendizagens”, afirmou.

Dar espaço para que as crianças apresentem seus projetos é uma forma de valorizá-las como protagonistas do processo de aprendizagem. A experiência contribui para o desenvolvimento da autonomia, criatividade e consciência ambiental, despertando o interesse por temas como meio ambiente, tecnologia e sustentabilidade, de maneira lúdica e significativa.

À noite, a Semed também participou da abertura oficial da Sinpete, sendo representada pela subsecretária Tânia Almeida.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.