Semed inicia série de encontros sobre readaptação de servidores nas escolas

Projeto fortalece escuta, acolhimento e esclarecimento nas unidades de ensino municipais

Karoline Naeyli (estagiária)/ Ascom Semed 01/08/2025 às 13:51
Semed inicia série de encontros sobre readaptação de servidores nas escolas
Diretores participaram de atividades práticas com debates sobre acolhimento. Foto: Edivaldo Florêncio/ Ascom Semed

Nesta sexta-feira (1º), a Escola Municipal Nosso Lar I, localizada no bairro da Ponta Grossa, foi palco do primeiro encontro da série formativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gestão de Pessoas, com o objetivo de orientar diretores escolares sobre como lidar com servidores em processo de readaptação funcional.

A ação é conduzida pelo setor Psicossocial da Semed e acontecerá semanalmente ao longo do mês de agosto, em escolas de diferentes regiões da cidade. A iniciativa nasceu da escuta ativa das equipes técnicas, que identificaram dúvidas recorrentes dos diretores escolares sobre o acolhimento e a atuação de profissionais readaptados dentro das unidades de ensino.

A proposta é esclarecer o que está previsto em lei, desmistificar o processo e oferecer um espaço de troca sobre os desafios e práticas da gestão diante do contexto.

“A readaptação está prevista no estatuto do servidor e garante que, em casos de adoecimento, o profissional possa ser direcionado temporariamente para outra função. Ainda existem muitas dúvidas nas escolas. Por isso, estamos aqui para orientar os gestores, esclarecer direitos e desmistificar o processo, que também deve respeitar o tempo de tratamento de cada servidor”, explica Deana Correia, assistente social do RH da Semed.

Durante o encontro, os gestores participaram de atividades práticas, gerando debates sobre respeito, empatia, clareza de funções e o desafio de integrar os servidores readaptados à rotina escolar sem sobrecarregá-los ou excluí-los.

Entre experiências

Mary Lúcia, diretora da Escola Municipal Pio X, compartilha a experiência de sua equipe, que conta com sete servidoras readaptadas atuando em diferentes funções na escola.

“Algumas chegaram inseguras, mas com o tempo se adaptaram e se redescobriram. É importante destacar que, muitas vezes, a gente desconhece as possibilidades do que um servidor readaptado pode fazer. Esse momento foi essencial para tirar dúvidas e valorizar esses profissionais que estão recomeçando de outra forma”, ressalta.

Além da escuta, o encontro também serviu para esclarecer questões como carga horária, funções permitidas, direito a férias, vínculo com a equipe, limitações médicas e responsabilidades do gestor escolar no processo.

Para Maryanna Melo, técnica da Gestão Pedagógica da Semed, a atividade contribui diretamente para ampliar a sensibilidade dos gestores sobre o tema.

“Foi um momento muito significativo e esclarecedor. A readaptação é um tema que precisa ser discutido, especialmente pelo acolhimento que o servidor necessita nesse processo. Acredito que os gestores saem daqui com um novo olhar, mais sensibilizados para receber esses profissionais nas escolas”, pontua.

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