Semed forma primeira turma do EJAI na Casa de Ranquines

Formatura foi marcada pela emoção das pessoas que realizaram o sonho de aprender a ler e escrever depois dos 40 anos

Emanuella Lima/ Ascom Semed 31/05/2023 às 08:36
Semed forma primeira turma do EJAI na Casa de Ranquines
Formandos da primeira turma do Ejai Foto: Thony Nunes/ Ascom Semed

Uma turma de seis alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), concluiu a alfabetização e participou, nessa quarta-feira (30), de uma solenidade de formatura na Casa de Ranquines, no bairro do Jaraguá. Os alunos integraram a primeira turma do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, que a Semed teve a iniciativa de levar aos jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, que frequentam a instituição.

O coordenador do EJAI, Ricardo Maciel, ressaltou a importância da formação desses adultos para a Educação do município. “Esse momento é fruto de uma busca ativa que aconteceu na rede, devido aos nossos indicadores. Esse programa foi lançado pelo Governo Federal e nós abraçamos a causa. As pessoas que estão se formando vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidas aqui na Casa de Ranquines. Este momento é muito importante, porque nós aplicamos aqui a metodologia do Programa Brasil Alfabetizado e o resultado alcançado no credencia a lançar o projeto Escola Vai Até Você”, pontuou.

A assistente social Ana Paula de Lucena acompanhou de perto todo o processo de alfabetização dos alunos e se disse feliz com o resultado, já que de dez alunos que iniciaram formavam a turma, seis conseguiram concluir o processo. “É uma alegria muito grande ver esse momento. Os nossos usuários muitas vezes chegam aqui sem documentação, sem uma visão de mundo e para nós é muito gratificante ver que eles não desistiram, que deram esse passo e se tornaram doutores do ABC", disse.

Ana Paula ressaltou as dificuldades que as pessoas em situação de vulnerabilidade social enfrentam e destacou o quanto é penoso para elas iniciar e levar até o fim um processo de alfabetização. "Nós vamos dar continuidade, vamos formar outras turmas. Nosso anseio é de que a partir desse momento, outros usuários se sintam estimulados a participar e aprender também”, disse a assistente social.

Assim como na Educação Infantil, a formatura do ABC na Educação de Jovens, Adultos e Idosos é um evento muito importante na vida dos estudantes e marca o fim de uma etapa crucial no ensino. Para o aluno Josenildo Moreira, de 61 anos, o momento faz parte da realização de um sonho. Ele, que mora no abrigo desde 2019, teve sua primeira experiência com a educação dentro da Instituição. “Eu estou muito feliz, hoje é um dia especial porque, depois de velho, estou me formando e sempre é tempo para aprender, só tenho a agradecer por esse dia”, compartilhou.

Já para Maria Silvania, 49, o dia foi recheado de emoções. “Hoje vou dar orgulho para a minha mãe, para a minha filha e para toda minha família. Estou me sentindo muito feliz, nunca pensei em chegar até aqui. Estou firme e forte porque Deus e vocês me ajudaram”, comemorou.

José Everaldo, 42, também formando da 1ª turma do EJAI, da Casa de Ranquines, contou um pouco sobre sua história e comemorou a conquista de ser alfabetizado. “Eu morava em Santos (SP), vim para Maceió a passeio, mas acabei ficando. Fui vítima de muitas situações mas, finalmente, cheguei até aqui. Hoje é um dia muito importante na minha vida e vai ficar marcado para sempre na minha história. Não há motivos para desistir. A gente sonha, mas é Deus quem realiza nossos sonhos”, disse o formando.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.