Semed e Semce levam projeto que valoriza folguedos populares para escolas da capital

Projeto "Folguedos na Rede" pretende despertar nos estudantes o interesse pelas manifestações folclóricas, de forma que contribuam para sua preservação

Emanuella Lima/ Ascom Semed 06/09/2023 às 11:15
Semed e Semce levam projeto que valoriza folguedos populares para escolas da capital
Encontro de apresentação do projeto "Folguedos na Rede". Foto: Janaina Farias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), realizou, nessa terça-feira (05), o primeiro encontro com gestores e técnicos municipais para apresentar detalhes do projeto “Folguedos na Rede”.

A reunião, que aconteceu no auditório da Semed, marcou o início de uma ação que busca fomentar a cultura local e enriquecer a educação dos alunos da rede pública de ensino.

Com o projeto Folguedos na Rede, a Prefeitura de Maceió busca valorizar e preservar a cultura popular local, promovendo o acesso dos estudantes a esse importante patrimônio imaterial de Alagoas.

Através de convênio com o Ministério do Turismo, o projeto “Folguedos na Rede” recebeu um investimento de R$ 600 mil, valor repassado por meio de uma emenda do senador Rodrigo Cunha, demonstrando o reconhecimento da importância do projeto para a valorização da cultura popular, como disse o secretário da Semce, Dr. Cleber.

“Esse projeto visa despertar o interesse e orientar crianças de 40 escolas do município para o estudo e aprendizado do Guerreiro, da Chegança e dos diversos modelos de atividades culturais. O nosso município é muito rico em cultura, temos mais ou menos 23 folguedos e nove tipos diferentes. Então o valor histórico e social é muito grande. Nós queremos transmitir esse conhecimento para as nossas crianças, pois são elas que vão levar adiante esse sonho e não deixar que nada dessas atividades culturais venham perecer”, destacou o secretário.

A secretária-adjunta da Semed, Noêmia Barroso, ressaltou a importância de resgatar movimentos culturais enraizados na cultura alagoana, como forma de fomentar o ensino e aproximar os alunos da rede municipal do patrimônio imaterial de Alagoas.

“É muito gratificante fazer parte desse momento. Estamos reunidos para falar sobre a cultura do nosso município e enfatizar o resgate da cultura popular por meio dos folguedos. Atualmente, as crianças não conhecem o Pastoril, o Guerreiro, e esse projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura vem para garantir que os alunos da rede conheçam e aprendam sobre essas manifestações culturais tão importantes ”, ressaltou Noêmia.

O projeto "Folguedo na Rede" será conduzido pela Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), vencedora do edital realizado pela Prefeitura de Maceió, como explica o presidente da Associação, Ivan Barsand.

O projeto visa inserir a oficina de formação de folguedos nas escolas municipais, por meio da seleção de mestres da cultura popular para atuarem nas escolas da rede pública de ensino. Esses mestres irão transmitir os saberes da memória do Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas aos estudantes do município.

“Estou muito feliz que esse projeto esteja saindo da gaveta e indo para as salas de aula, porque nós entendemos que precisamos resgatar o amor próprio da nossa gente e precisamos começar pelas crianças. Infelizmente, estamos vendo nossas raízes sendo destruídas e nossa região é culturalmente a mais rica que existe e precisamos preservar isso. Esse projeto pioneiro, norteia a importância de conhecer e resgatar a cultura, vamos mostrar para as nossas crianças quem somos de verdade, que eles se apropriem e se empoderem da nossa arte popular”, comentou Barsand.

Conheça o projeto ‘Folguedo na Rede’

O projeto tem como público-alvo os mestres da cultura popular, brincantes, professores e estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é combater a problemática em torno da transmissão dos conteúdos simbólicos e expressivos da cultura popular local para as gerações mais jovens, principalmente, crianças e adolescentes entre 06 e 16 anos. Além disso, busca mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, como pobreza, exclusão, desigualdade social e baixo desempenho escolar.

Estima-se que, aproximadamente, 1.200 crianças serão beneficiadas diretamente por meio da formação de 40 turmas, compostas por 30 alunos cada. Mais de 4.700 crianças e adolescentes poderão assistir às oficinas como plateia.

As metas do projeto "Folguedos na Rede" incluem a realização de 40 oficinas de folguedos em 40 escolas da rede pública de ensino. Para garantir o bom desenvolvimento das oficinas, serão contratados instrutores, coordenadores pedagógicos, monitores e uma coordenação geral, que irão trabalhar em conjunto para assegurar a qualidade das atividades e o envolvimento dos estudantes.

A iniciativa também visa fortalecer a identidade cultural dos jovens e contribuir para o desenvolvimento social e educacional da comunidade, proporcionando uma experiência enriquecedora e significativa para todos os envolvidos.

Folguedos e a cultura popular

Os folguedos são expressões culturais populares que têm uma importância significativa em Alagoas. Essas manifestações, que combinam música, dança, teatro e outras formas de expressão artística, são passadas de geração em geração, representando a identidade e a riqueza cultural do estado.

Em Alagoas, existem diversos folguedos, como o Coco de Roda, o Reisado, o Pastoril, a Ciranda e o Guerreiro. Cada um desses folguedos possui características únicas e contribui para a diversidade cultural do estado.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.