Semed comemora resultado do Ideb das escolas municipais

Redação 18/12/2020 às 18:17
Semed comemora resultado do Ideb das escolas municipais

Números positivos são resultado do empenho de professores, técnicos e servidores

Momento aconteceu pela plataforma do YouTube, no canal da Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentounessa sexta-feira, 18, os resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) das escolas da rede municipal de ensino da capital. O saldo apresentado deixou satisfeitos os gestores da educação, além do prefeito Rui Palmeira. Para marcar o resultado, a Semed realizou uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da pasta.

A coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves, apresentou os gráficos com o crescimento gradativo do desempenho do Ideb em Maceió. “É uma trajetória de sucesso”, disse ela. De acordo com seu relato, 56 escolas alcançaram a meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Pesquisas (Inep) e outras 64 unidades de ensino da rede atingiram a nota 5,0 ou ultrapassaram. A meta do Inep varia de escola para escola.

Coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Maria José Alves apresentou os gráficos do Ideb Maceió

A secretária Ana Dayse Dórea parabenizou o resultado alcançado e fez uma prestação de contas da gestão. Para ela, o maior desafio para a educação municipal no ano de 2021 será a volta dos alunos para a sala de aula. “A pandemia não acabou, mas é preciso encontrar uma alternativa para esse retorno”, disse ela durante a transmissão.

Secretaria Ana Dayse parabenizou resultado do Ideb 2019

Ana Dayse Dorea também enalteceu o crescimento da educação pública da capital, comparando com o início da atual gestão, oito anos atrás. “A rede de ensino cresceu nos últimos anos e não é a mesma que foi encontrada em 2013. Somente melhorando a educação é que será possível melhorar a qualidade de vida de uma sociedade”, acrescentou ela. A secretária aproveitou para agradecer a participação, envolvimento e doação de cada servidor para o êxito da gestão à frente da pasta.

O balanço da gestão foi acompanhado pelo prefeito Rui Palmeira, que foi integrado à transmissão. “A Semed apresentou um salto qualitativo nessa gestão e devo isso à secretária Ana Dayse, que foi a mais longeva no cargo. Passou os oito anos de gestão junto comigo. E agora, deixamos R$ 13 milhões do Fundef, sendo 80% desse valor para os professores, além de outros R$ 100 milhões para o custeio. Implantamos cerca de 50 escolas em tempo integral e a cultura nas escolas, além de investimento em pessoal, merenda, o que representa avanços em diversos aspectos da educação pública municipal”, avaliou ele.

O Prefeito Rui Palmeira participou do memorial

Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rita Ippolito salientou o empenho de toda a equipe e setores da Semed para o salto de qualidade atestado com os números do Ideb. “Esse é um resultado que não chega sozinho ou por acaso, mas após envolvimento, trabalho de equipe, formação continuada, investimento nas pessoas. A matrícula online foi um processo importantíssimo para o primeiro momento de todo esse processo que resultou na inclusão de alunos e o resultado positivo do Ideb”, finalizou.

A secretária Ana Dayse disse, ainda, que a futura equipe de gestores da Semed encontrará uma pasta organizada administrativamente; equilibrada financeiramente e em condições de condução dentro das necessidades que a educação pública precisa, por necessidade e direito.

Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.