Secretário visita escolas da parte alta de Maceió

Redação 11/01/2021 às 13:39
Secretário visita escolas da parte alta de Maceió

Visitas seguem durante janeiro e fevereiro

Na última sexta-feira (08), o secretário municipal de Educação, Elder Maia, visitou três escolas ma parte alta de Maceió. Acompanhado por coordenadores e técnicos da rede, Maia conversou com diretores, ouviu atentamente as recomendações, observou de perto as principais necessidades das escolas, e garantiu trabalhar para buscar assegurar as principais recomendações de cada unidade escolar visitada.

A visita do gestor às escolas teve a aprovação dos diretores. “Fiquei muito feliz em recebê-lo aqui. Nesse momento, é muito importante a visita dele, porque ele vai conhecer a nossa escola, conhecer nossas necessidades para melhorar o nosso trabalho”, disse Ana Pinto, diretora da escola Aurélio Buarque de Holanda, Ana Pinto. “Nossa escola foi a primeira visitada por ele. A nossa estrutura é boa, mas precisamos melhorar alguns ambientes para melhor atender as crianças. Mostrei toda a escola para ele, e pedi a possibilidade de construção de uma quadra e de um parquinho, uma antiga reivindicação nossa”, explicou a diretora.

Na escola Benedita da Silva, que atende cerca de 400 alunos, a reforma do telhado e a adequação das salas de aulas foram as principais reivindicações da direção. Para a diretora, Andreia de Lima, a visita do secretário Elder Maia aconteceu em boa hora. “Nós ficamos muito gratos com a visita do secretário e com a escuta. Falamos da preocupação ao retorno das atividades e da falta de estrutura da nossa escola para esse retorno. A visita do nosso secretário nos trouxe a esperança de retorno às aulas, para que isso possa acontecer com segurança tanto para nós professores quanto para nossos alunos. Estamos ansiosos para voltar, queremos voltar sim, mas precisamos voltar com segurança”, afirma ela.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Breno Agra, a diretora Ana Cristina destacou que o estado emocional e a segurança para o retorno das aulas presencias são as principais aflições. “Nossa necessidade maior hoje é da segurança para o retorno, precisaremos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, principalmente, de apoio psicológico, pois tivemos uma perda muito grande, uma professora nossa faleceu de Covid, e todos nós estamos com muito medo. Precisamos realmente trabalhar esse lado emocional para que possamos começar bem com as crianças”, explicou a diretora.

Durante a visita, o secretário Elder Maia respondeu aos principais questionamentos das direções das escolas. Entre os questionamentos, a estrutura física de prédios, equipamentos de segurança na prevenção da Covid 19 e apoio emocional foram os mais citados. “Iniciamos um longo processo de visita in loco para conhecer e avaliar as condições e as especificidades das escolas do município”, ponderou o gestor.

Para ele, gestão escolar e as políticas públicas só se fazem conhecendo a realidades das escolas. “As visitas estão no nosso planejamento. É também a vontade do prefeito eleito. Visitamos escolas que, por exemplo, não tem a menor condição hoje de abrigar estudantes. Precisamos fazer alguns reparos para que em breve as crianças possam retornar com todos os cuidados, com todos os protocolos e todo estudo sanitário”, justifica Maia. Sobre o retorno as aulas, o secretário disse que uma equipe está trabalhando no intuito de retornar às aulas em março.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.