Secretário de Educação realiza visita técnica à escola e Núcleo de Línguas Estrangeiras do Jacintinho

Representantes das unidades de ensino apresentaram demandas pedagógicas e de infraestrutura à equipe da Semed

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 02/12/2022 às 12:43
Secretário de Educação realiza visita técnica à escola e Núcleo de Línguas Estrangeiras do Jacintinho
Secretário de Educação de Maceió, José Neto, visitou a Escola Municipal Henrique Equelman e o Núcleo de Línguas Estrangeiras do polo Jacintinho. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

Para atender de uma forma democrática e acessível às demandas das unidades escolares da rede pública municipal de ensino, o secretário da Educação de Maceió, José Neto, e sua equipe têm realizado diversas visitas durante o ano com o intuito de ouvir a comunidade escolar e executar melhorias nos espaços de aprendizagem. Desta vez, a visita ocorreu nesta sexta-feira (2) na Escola Municipal Henrique Equelman e no Núcleo de Línguas Estrangeiras, polo Jacintinho.

É a primeira vez que o secretário realiza uma visita ao núcleo, sendo acompanhado pela equipe de serviços e processos de gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao se dirigir aos presentes, José Neto apresentou o cronograma de visitas às unidades escolares e elogiou o trabalho realizado pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras.

"Hoje visitamos a escola Henrique Equelman e o Núcleo de Línguas, que é um braço forte nosso dentro da secretaria e que fomenta o aprendizado de línguas estrangeiras na nossa rede e na comunidade local. Viemos conhecer as estruturas tanto da escola quanto do núcleo e para ver o que melhorar, dentro sempre da perspectiva do pé no chão da escola e verificando as necessidades imediatas de médio e longo prazo que a gente possa auxiliar", afirmou José Neto.

O principal objetivo da visita foi vistoriar a parte estrutural das salas de aula e ouvir as demandas e necessidades da comunidade escolar. Alguns livros didáticos e práticas pedagógicas também foram exibidas à equipe. Para Otoniel de Oliveira, chefe do setor de processos e gestão administrativa da Semed, a missão do corpo da secretaria é aparelhar toda a rede de educação e tornar as escolas exemplos estruturais.

"A nossa missão é aparelhar toda a rede de educação, levando com isso um local mais moderno e adequado para as crianças e para os professores. Hoje já temos toda a mobília nova do fundamental I e II. Estamos recolhendo as antigas, geladeira, fogão, micro-ondas. Queremos fazer com que a rede municipal de educação se torne exemplo", enfatizou.

Durante a visita, o secretário conversou com a vice-diretora da Escola Municipal Henrique Equelman, Márcia Vieira, e o coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, o professor Jeferson Simons. Segundo Simons, a visita do secretário foi muito aguardada porque ele pôde ver as necessidades e as ideias de melhorias no polo.

"O núcleo existe há 22 anos e, para nós, é muito importante o nosso maior gestor conhecer a estrutura, conhecer de perto o nosso trabalho. Ele também tem algumas ideias, que foram expostas em reuniões passadas que tivemos na secretaria. É gratificante saber que estamos todos juntos pelo bem da comunidade. Essa visita foi um divisor de águas para a Educação", afirmou o coordenador Jeferson Simons.

Para Márcia Vieira, os anseios e as necessidades da comunidade escolar foram ouvidas, no que diz respeito à estrutura do prédio e demais detalhes da unidade de ensino. Ela acredita que as dificuldades mais emergenciais serão resolvidas.

"Eu acho que a visita vem contribuir muito com o desenvolvimento da escola. Quando a gestão maior está dentro da escola eu acho que as coisas conseguem funcionar melhor porque estão vendo e sentindo a nossa realidade. É sempre bom que aconteçam essas visitas para que a gente coloque as nossas angústias, necessidades. Ele ouviu direitinho e algumas necessidades mais emergenciais foram anotadas para tentar agilizar", revelou a vice-diretora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.