Secretário de Educação encerra ano com últimas visitas a escolas municipais
Desde agosto, quase 40 unidades já receberam visitas técnicas, que tem como objetivo ouvir as necessidades e atender demandas da comunidade escolar
Mais cinco escolas municipais receberam, nesta quinta-feira (29), a visita técnica do secretário de Educação de Maceió, José Neto, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo foi ouvir as necessidades e atender as demandas da comunidade escolar, sendo as últimas visitas do ano.
Foram visitadas as escolas Padre Pinho, localizada no bairro Cruz das Almas, Arnon de Melo, Baltazar de Mendonça, Eulina Alencar e João XIII, localizadas no bairro Jacintinho. Além do secretário, também estavam presentes a secretária-adjunta, professora Emília Caldas; a diretora de gestão educacional da Semed, Tânia Almeida; e o coordenador do setor de engenharia, Luiz Azevedo.
"Encerramos hoje as nossas visitas e pretendo continuar no próximo ano. Assim, a gente continua esse trabalho de pé na escola, de diálogo e comprometimento com o desenvolvimento da Educação do município de Maceió. Essas visitas acontecem justamente pra isso, para que a gente possa dar estrutura física e que as nossas escolas sejam referências. Essas visitas também são muito cobradas pelo prefeito JHC, pois ele é comprometido com a Educação. Para mim é um prazer", disse o secretário José Neto.
Maria Vanusia Dias é vice-diretora da Escola Padre Pinho. Ela contou que o secretário já foi várias vezes à unidade e enfatiza o compromisso da Semed com a comunidade escolar. "O secretário já veio várias vezes aqui, não é a primeira vez. É essencialmente uma importância muito grande, porque a gente vê que a Semed está vindo até a escola e isso é muito bom, porque uma coisa é falar sobre educação e outra é viver a educação. A gente é muito grato por essa visita", revelou.
A vice-diretora da escola João XIII, Deize Barros, ressaltou que as visitas oportunizam a vivência no ambiente escolar. "Na realidade, a gente compreende que o movimento de engenharia dentro da escola e o olhar voltado para o que está sendo executado e ver o que está sendo cumprido dentro da escola. A visita é um olhar realístico", contou.
Para Maria Correia, vice-diretora da escola Eulina Alencar, a avaliação foi excelente. "Eu amei a visita. Sempre que ele puder fazer novamente, as nossas escolas estarão de porta aberta. Porque eles avaliam a escola, o prédio, vendo se há alguma necessidade. Isso ele está vendo com os próprios olhos", frisou.
Segundo o coordenador de engenharia da Semed, Luiz Azevedo, as vistorias são necessárias para entender o funcionamento dos prédios das unidades escolares e os anseios dos diretores.
"Sempre que a gente tá indo tem encontrado várias demandas, pedidos, e a gente tem tentado atender o mais breve possível diante das diversas dificuldades que temos. A gente consegue com nosso balanço planejar para frente, o futuro. Nós estamos trabalhando com as ferramentas que temos para dar o nosso melhor e mudar a cara da Educação Municipal", informou ao salientar que a meta para 2023 é reformar 50 escolas e creches municipais.
Desde o final de agosto, período em que o secretário tomou posse, a Semed vem realizando visitas continuamente e dando apoio aos gestores das unidades. Cerca de 40 creches e escolas municipais receberam as vistorias e foram acompanhadas diretamente pela equipe.
Presente de fim de ano
Na ocasião, o secretário e sua equipe foram até a escola Baltazar de Mendonça para dar de presente um óculos de grau a um estudante com baixa visão, que por falta de condições financeiras da família não tinha condições de comprar o acessório.
"Foi um presente do papai Noel. Muito bom, dá para ver tudo muito bem, eu adorei. Vou conseguir ler bastante e fazer bem as atividades", comemorou o estudante de 11 anos, Ricardo Anderson.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.