Secretário de Educação de Maceió visita seis escolas e participa de homenagem ao mês da Consciência Negra

Iniciativa visa diagnosticar demandas pedagógicas e de infraestrura nas escolas municipais

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 25/11/2022 às 19:00
Secretário de Educação de Maceió visita seis escolas e participa de homenagem ao mês da Consciência Negra
Atividades alusivas ao mês da Conciência Negra na Escola Municipal Zumbi dos Palmares. Foto: Ascom Semed

O secretário de educação de Maceió, José Neto, realizou nesta sexta-feira (25), visitas técnicas em seis unidades educacionais da rede pública municipal de ensino. Foram visitadas as escolas municipais Professor Corintho Da Paz, Nise da Silveira, Zumbi dos Palmares, Cleto Marques, Suzel Dantas e a creche Ana Carolina.

Todas as unidades de ensino estão localizadasna parte alta da cidade, nos bairros Cidade Universitária, Antares, Clima Bom e Tabuleiro do Martins. A secretária-adjunta, professora Emília Caldas, e os representantes da engenharia da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) acompanharam as visitas. 

É neste ritmo que a Educação do Município segue, pondo os pés no chão das escolas e realizando o contato olho a olho. É desta forma que o titular da Semed e sua equipe têm conseguido observar de perto quais são as necessidades, pontos a melhorar e otimizações que gerem maior conforto na hora de aprender. Ao mesmo tempo que mantém o diálogo com a comunidade escolar acerca das demandas existentes.

A diretora da Escola Municipal Corintho da Paz, Tarcisia Cavalcante, avaliou a visita do secretário à unidade de ensino. “Minha avaliação é muito positiva, o fato de o secretário estar aqui e observar as necessidades e conhecer nossos pontos fortes, além de ter a chance de solucionarmos muitas demandas com mais agilidade”, frisou.

Visitas captam demandas das unidades de ensino. Foto: Ascom Semed
Visitas captam demandas das unidades de ensino. Foto: Ascom Semed

O creche municipal Ana Carolina conta com 300 alunos, que são divididos do berçário até o maternal 2 e a educação infantil. A professora Paula Castro contou um pouco sobre a importância do contato criado a partir das visitas. 

Professora Paula Castro da creche Ana Carolina. Foto: Ascom Semed
Professora Paula Castro da creche Ana Carolina. Foto: Ascom Semed

“É uma visita muito importante para que o secretário possa conhecer como andam as creches e ampliar o contato com a secretaria. Também é importante, pois criamos um acesso mais ágil com o secretário. Ele é bem acessível e nos ajuda a solucionar as dificuldades”, destacou.

Na visita à Escola Municipal Nise da Silveira, que possui mais de 600 alunos do 1º ao 5º e engloba também a modalidade de ensino de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a professora da sala de recursos, Jessanea de Araújo, relatou sua impressão sobre a visita. 

Professora da Escola Municipal Nise da Silveira. Foto: Ascom Semed
Professora da Escola Municipal Nise da Silveira. Foto: Ascom Semed

“Essa aproximação é essencial para que o secretário possa conhecer as necessidades das escolas. Eu falo com propriedade da sala de recursos, porém com essa visita sei que muitas das demandas serão cumpridas e cada vez mais novas melhorias surgirão para o atendimento dos nossos alunos”, revelou.

A diretora da Escola Municipal Cleto Marques, Claudecir Martins, explicou algumas das demandas da unidade de ensino.

“A vinda do secretário é muito importante, pois ele pode ver de perto as necessidades, essa em especial, nós estamos solicitando uma quadra e nós estamos com grande confiança de que tudo vai ser resolvido", ressaltou.

Visita à Escola Municipal Cleto Marques, Foto: Ascom Semed
Visita à Escola Municipal Cleto Marques, Foto: Ascom Semed

Alda Matias, vice-diretora da Escola Municipal Suzel Dantas, que conta com mais de 400 alunos do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental e engloba também a EJAI, apontou o que achou da visita.

“Muito boa a ideia das visitas, nós conseguimos atualizar o secretário sobre nossas demandas e expectativas, nós nos sentimos muito acolhidas com a vinda do secretário”, disse.

José Neto e vice-diretora da  Escola Municipal Suzel Dantas. Foto: Ascom Semed
José Neto e vice-diretora da Escola Municipal Suzel Dantas. Foto: Ascom Semed

O secretário ainda esteve presente na escola  Zumbi dos Palmares, onde foi realizada uma homenagem ao mês da Consciência Negra. José Neto parabenizou os alunos e docentes e prestigiou as apresentações. 

“Parabenizo todos que fazem parte desta festa da escola Zumbi dos Palmares, tendo todo envolvimento e o sentimento de pertencimento que é fortalecido com essas ações”, afirmou.

O vice-diretor, Francisco Nivaldo comentou sobre a festividade. “Essa semana é o momento de culminância do projeto afro-indígena, que está dentro do projeto político pedagógico da escola. A temática abrange os povos originários do Brasil e da África. Neste ano nós estamos homenageando as mulheres de destaque, englobando as que são destaque no nosso bairro e até internacionais”, explicou.

Vice-diretor da Escola Municipal Zumbi dos Palmares. Foto: Ascom Semed
Vice-diretor da Escola Municipal Zumbi dos Palmares. Foto: Ascom Semed

“Cada turma ficou com uma personalidade feminina, por exemplo o 3 ano A, homenageou Givaneide, uma psicóloga que se dedica em ajudar a comunidade aqui do bairro Clima Bom. É importantíssimo esse tipo de reconhecimento por parte dos nossos alunos”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.