Secretário de Educação de Maceió participa de encontro sobre Busca Ativa Escolar

Reunião debateu estratégias para combater a evasão escolar e a levar para a sala de aula crianças e adolescentes que estão fora da escola

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 13/12/2022 às 11:58
Secretário de Educação de Maceió participa de encontro sobre Busca Ativa Escolar
Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O secretário de Educação de Maceió, José Neto, participou de uma reunião com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para debater o Busca Ativa Escolar. O encontro foi realizado na Jatiúca, nesta terça-feira (13).

A reunião abordou temas sobre a importância da iniciativa e como serão efetivadas as estratégias que consolidem a garantia do direito de crianças e adolescente à educação, com a execucação de políticas públicas que combatam a exclusão e a evasão escolar.

O Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do Unicef em parceria com a Undime, que já está presente na rede pública de ensino de 99% dos municípios de Alagoas. A estratégia envolve uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica (plataforma digital) que são disponibilizadas gratuitamente para as escolas, auxiliando-as no processo de acompanhamento dos alunos que não estão comparecendo às aulas.

José Neto destacou a importância da iniciativa para os mais de 55 mil alunos da rede pública de ensino de Maceió.

“Através dessa plataforma, totalmente gratuita, nós temos trabalhado com o intuito de minimizar ou até mesmo acabar com a evasão escolar na nossa rede de ensino. A exclusão escolar acarreta em prejuízos para as famílias, principalmente, as crianças e adolescentes, e para toda a comunidade escolar”, afirmou.

O encontro reuniu os representantes do Unicef com os dirigentes da educação de vários municípios alagoanos, além do vice-presidente da Undime em Alagoas, Djalma Barros, do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Lucas Sachsida, e do diretor presidente da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.