Secretaria Municipal de Educação celebra os 207 anos de Maceió e reforça compromisso com o ensino

Ensino de qualidade é destaque na capital alagoana

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 05/12/2022 às 11:00
Secretaria Municipal de Educação celebra os 207 anos de Maceió e reforça compromisso com o ensino
Um dos eixos da Educação Infantil é a aprendizagem por meio do brinca. Foto: Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) celebra o aniversário de 207 anos de Maceió, comemorado nesta segunda-feira (05) e reforça o compromisso da capital alagoana com o ensino de qualidade, inclusivo e com propostas que preparem os alunos para convívios escolares, familiares e sociais. 

Cada modalidade de ensino do Município tem a proposta de envolver os alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e alcançando os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 

Educação Infantil

Um dos eixos da Educação Infantil é a aprendizagem por meio do brincar, estimulando as crianças a adquirirem conhecimento de forma lúdica. Durante este ano, foram trabalhadas temáticas no sentido de ajudar no desenvolvimento das crianças da rede municipal. O resultado foi apresentado na II Mostra de Culturas Infantis, em que os profissionais expuseram trabalhos realizados em sala de aula nos quais são inseridas as culturas populares alagoanas, como bumba meu boi e artesanato alagoano, que contribuem para a construção da criança como ser social.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é importante para preparar o estudante para novos desafios que vão surgir na sua trajetória com a educação. Um dos destaques deste ano foi a 1ª Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, que instigou os alunos a desenvolverem trabalhos voltados para a investigação, com o objetivo de despertar e disseminar a curiosidade científica através da observação, experimentação e investigação.

A aluna Josi Suellen, 8º ano, da Escola Municipal Pompeu Sarmento, explica sobre as mudanças que o projeto vem causando na sua forma de ver o mundo. “Está sendo uma experiência incrível, eu não entendia muito sobre tecnologia, mas a partir do projeto, eu posso cada vez mais adentrar nesse mundo, algo que não fazia parte do meu cotidiano”, disse a estudante.

Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) fazem parte do público que decidiu dar uma nova chance à sua formação educacional. Por se tratar de estudantes mais maduros, os trabalhos desenvolvidos têm o propósito de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, como visto com a Feira de Empreendedorismo. O projeto visa levar os alunos a ter um comportamento empreendedor, incentivando capacidades como autonomia e independência financeira.

“É muito gratificante participar de momentos como esse. Estou conhecendo pessoas novas, conseguindo novos clientes, divulgando meu trabalho que é algo muito importante para a  gente que vive de artesanato. Não imaginava me tornar empreendedora. Minha família não me apoiava muito, mas temos que confiar nos nossos desejos porque se não fosse o artesanato eu estaria em depressão”, contou a Quitéria Gomes que participou da 1ª Feira de Empreendedorismo da EJAI.

Práticas significativas

Além da excelência nas modalidades de ensino, existem outros destaques da Educação de Maceió, como o Núcleo de Línguas Estrangeiras. O curso já formou mais de mil alunos e promove aulas gratuitas de inglês e espanhol para alunos do município e pessoas da comunidade.

Para Emilly Farias, estudar no Núcleo é uma oportunidade única. “A maioria dos estudantes não têm condições de pagar um curso, então essa oportunidade é única para quem tem o desejo de aprender uma língua. Os professores são ótimos e as aulas são muito dinâmicas”, frisou a aluna.

A Alimentação Escolar é outro ponto fundamental da Educação sendo essencial para o desenvolvimento completo dos alunos. Os nutricionistas da rede municipal de ensino buscam inovar o cardápio das escolas com alimentos saborosos e ricos em nutrientes, com pratos que utilizam a agricultura familiar no centro da preparação, como por exemplo a macarronada com carne de jaca.

Não só os estudantes são contemplados com os projetos promovidos pela Educação, prova disso é a revista Saberes Docentes em Ação. O periódico é direcionado para publicações de professores e pesquisadores da rede municipal de Educação de Maceió e de outras instituições, com o objetivo de valorizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa e incentivar a produção científica entre os docentes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.