Se liga no IDEB!: Semed estimula alunos com jogos educativos na Bienal
Atividades pedagógicas auxiliam os alunos na agilidade de pensamento e na lógica na hora de responder questões da prova
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió realizou um trabalho intenso e motivador no estande montado na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com destaque para as ações e atividades pedagógicas que também auxiliam na preparação para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujas médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Do dia 11 até domingo (20), equipes da pasta e também de outras secretarias da Prefeitura de Maceió se empenharam em montar uma programação recheada de jogos educativos, quiz competitivo e roleta de prêmios. As brincadeiras educativas atraíram não só estudantes da rede municipal, mas o público em geral, que formou filas para participar do quiz e girar a roleta.
As atividades serviram como pré-lançamento da campanha “Se liga no Ideb!”, realizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, e incluiram ainda inúmeras apresentações culturais, contações de história, exposição de livros, dancinhas de TikTok com uma música sobre a importância dos estudantes fazerem a prova SAEB, além da entrega de vales-livro aos estudantes e professores.
Segundo a técnica pedagógica da Semed, Cheila Vasconcelos, todos os jogos e dinâmicas realizados no estande da Bienal tiveram uma grande importância porque estimulam algumas aptidões na hora da prova.
"Essas atividades e jogos interessantes trabalham com questões rápidas e no sentido prático. Também fazem com que os alunos treinem essa prática de responder rapidamente as perguntas, da criação de raciocínio, da agilidade, do pensar. Às vezes são questões simples, que o aluno pode, no ato da pergunta, já ter a ideia de resposta. É essa a intenção: que o aluno consiga ler ou entender uma questão e consiga responder dentro do prazo delimitado", explicou a técnica.
O quiz foi preparado por profissionais de educação da Semed, a partir das questões e assuntos que compõem as provas do IDEB, das disciplinas e língua portuguesa e matemática, tudo direcionado para alunos dos 2º, 5º e 9º anos. Ainda segundo Cheila, assuntos como de multiplicação, interpretação de textos, organização de razões, são abordados na avaliação.
Motivação para o IDEB
"Primeiro, a gente faz esses tipos de ações para que eles tenham sucesso na prova e não estranhem o processo de avaliação. A gente sabe que as avaliações Saeb têm durações de duas horas ou uma hora e meia. Então a gente faz com que o aluno se torne apto nesse espaço curto de tempo. Com o IDEB, a gente consegue ter um retrato da rede: como o aluno está entrando e saindo nesse processo", concluiu.
Além da Semed, os diretores e professores das escolas também têm feito ações nas escolas. Para a coordenadora da Escola Audival Amélio, Poliana Vieira, as atividades foram maravilhosas e os alunos se envolveram bastante no evento.
"Nós temos um plano de ação das atividades desenvolvidas na escola. Fizemos simulado na escola, aulão, atividades na sala, extraclasse, incentivando a parte emocional, se preparando em relação às atividades, tudo que possa ajudá-los nesse momento para a prova saeb. Aqui no estande, participamos do quiz e das outras ações, e foi maravilhoso", comemorou Poliana.
O estudante da escola, Pedro Gabriel, de 10 anos, aprovou o que foi montado na Bienal. "Acho que vou me dar bem na prova, pelo que a gente vem estudando. A gente vem estudando muito sobre geometria. E acredito que vou gostar mais da prova de português porque estou me desenvolvendo melhor nessa disciplina. Achei o jogo legal, acertei várias perguntas, ganhei até um prêmio", contou o estudante.
Durante a Bienal, a programação da Semed envolveu ainda palestras e apresentações de pesquisas, entre elas sobre a importância do brincar na infância e para o desenvolvimento dessas crianças na rede, e seminários, entre os quais, sobre o projeto Mentes Inovadoras.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.