Saiba como participar da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica

Evento vai acontecer de 16 a 20 de outubro e conta com atividades para alunos e professores

Janaina Farias/AscomSemed 28/08/2023 às 16:04
Saiba como participar da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica
Inscrições estão abertas até 14 de setembro

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que será realizada de 16 a 20 de outubro de 2023, está com inscrições abertas até o dia 14 de setembro. Além de Maceió, o evento será realizado nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi. A iniciativa visa estimular o debate, a educação e a iniciação científica no âmbito escolar, com atividades voltadas para alunos e professores.

As categorias, cujas inscrições seriam encerradas no dia 31 de agosto, serão prorrogadas até o dia 14 de setembro, segundo a coordenação do evento. Para participar, basta se inscrever na atividade direcionada para cada público-alvo ou submeter os trabalhos na categoria específica por meio deste link: https://evento.ufal.br/sinpete-2023/inscricao.

As atividades são de cunho científico, tecnológico e educacional, direcionadas para professores e alunos da Educação Básica. Os interessados podem se inscrever em quatro modalidades: Concurso de Ideias Inovadoras - destinado a estudantes e professores da Educação Básica e Superior; Submissão de Atividades como Palestra, Minicurso, Oficina, Mesa, Manifestação Cultural e Lançamento de Livros - destinado a docentes e estudantes do Ensino Superior e docentes da Educação Básica.

Outras atividades

Também estão abertas as inscrições para Submissão de Comunicações Orais e Pôsteres - destinado a futuros professores (PIBID, PRP e Pril), estudantes em atividade de estágio e professores das escolas. Por fim, a inscrição de Escolas para Visitação em Grupo (Dia de Portas Abertas) - destinado a escolas públicas e particulares de Alagoas.

O projeto, que é interdisciplinar e de fomento e divulgação da ciência tecnologia e inovação (CT&I) tem como objetivo divulgar a ciência por meio de concursos, maratonas, oficinas, minicursos, palestras, seminários, manifestações culturais, comunicações orais, visitas em grupo, mostras, exposições e mentorias.

Para a coordenadora-geral do Sinpete, líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Formação de Professores da Educação Básica e Superior (Ufal-Semed Maceió), Vera Pontes, o evento é único e a diversidade de atividades e trabalhos busca alcançar professores e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior da educação de Alagoas. “A proposta é estimular o debate, a iniciação científica e a popularização da CT&I na educação básica, com foco na formação de professores”, explicou.

Ela explica que poderão concorrer para o Concurso de Ideias Inovadoras, estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, que atuam no Ensino fundamental, do 6° ao 9°anos, por exemplo. “A ideia inovadora pode resultar na publicação de um livro, como foi feita na edição de 2022, com a publicação da Coleção Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável”, informou Vera.

A Visitação em Grupo é aberta para todos, da Educação Infantil, ao 9° ano do Ensino Fundamental. Já para a categoria de Comunicações Orais e Pôsteres, a oportunidade é para professores de educação infantil à Educação de Jovens Adultos e Idosos, para socialização de cases inovadores.

Quanto à categoria de atividades, a submissão está voltada para trabalhos como minicurso, palestra, oficina e mesa, destinado a professores da Semed, em parceria com um servidor das instituições parceiras, como Ufal, Ifal, Uncisal, Uneal e Seduc-AL, com o fim de promover a aproximação da escola com a universidade.

Confira as respectivas atividades do Sinpete que estão com inscrições abertas:

Concurso de Ideias Inovadoras - destinado a estudantes da educação básica e superior;

Submissão de Atividades (Palestra, Minicurso, Oficina, Mesa, Manifestação Cultural e Lançamento de Livros) - destinado a docentes e estudantes da educação superior e docentes da educação básica;

Submissão de Comunicações Orais e Posteres -destinado a futuros professores (PIBID, PRP e Pril), estudantes em atividade de Estágio e professores das escolas;

Inscrição das Escolas para Visitação em Grupo - destinado a escolas públicas e particulares.

No ato da inscrição, o participante deve indicar uma das cidades- polos do Sinpete: Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia ou Maragogi.

A ação é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.