Relação entre gestão e conselho escolar é tema de formação pedagógica

Ação ocorreu nesta quinta-feira (1º) na sede da Semed

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 01/12/2022 às 11:47
Relação entre gestão e conselho escolar é tema de formação pedagógica
Formação ocorreu na sede da Semed nesta quinta-feira (1º). Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió realizou nesta quinta-feira (1º) um encontro com gestores escolares da rede de ensino para discutir sobre a relação entre a gestão e o conselho escolar, além da importância do profissional na parte geracional da unidade escolar. A formação aconteceu na sala de informática da sede da Semed, na Cambona, segue no período da tarde e teve como tema a Gestão Escolar e sua Interface com o Conselho Escolar.

Estavam presentes 50 diretores escolares e também técnicos da Secretaria. As formadoras convidadas foram Tatiana Ferreira, mestranda em Educação e Neide Barbosa, especialista em conselho escolar e coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em Maceió, técnicas do Setor de Gerenciamento e Organização Escolar (CGGOE).

Para Marta Palmeira, coordenadora do CGGOE, as formações que foram realizadas durante todo o ano auxiliam o gestor a ter mais consciência e percepção do seu papel na unidade escolar.

"A gente entende que esses momentos de formação ajudam o gestor a ter um entendimento maior e ter certeza do que ele faz, um apoio maior, um esclarecimento. O que a gente quer é um gestor mais consciente, um gestor que tenha uma percepção maior do seu trabalho, da coletividade, das relações", disse Marta.

Ela também enfatizou que os resultados do trabalho pedagógico do gestor contribui para o sucesso do estudante na escola. "O que a gente faz é dar um suporte para que esse gestor consiga levar os três anos de uma forma mais branda e com resultados, porque tudo que a gente faz ao diretor é para que o pedagógico dele aconteça da melhor forma, e que essas crianças possam seguir com sucesso", concluiu.

Jesus Leal, diretora da Escola Higino Belo, localizada no Farol, estava presente na formação. Há seis anos ela é gestora da unidade, que atende 260 estudantes, do 1º ao 5º ano. Para ela, a formação é uma feliz ideia porque enriquece o aprendizado e incentiva a interação entre as pessoas.

"É muito bom porque a gente tira as dúvidas, interage um com o outro e estabelece uma troca de saberes, conhecimento. A gente vê também muita coisa sobre o conselho escolar. É uma formação que abrange um todo. É só gratidão por essas formações. Que em 2023 venham mais ações como essas porque é importante fazer essa troca de aprendizados", contou a gestora.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.