Rede de ensino de Maceió celebra Dia Internacional da Alfabetização com resultados positivos

Cerca de 60% dos estudantes do 1º ao 5º ano já estão alfabetizados, enquanto 40% estão em processo de aprendizagem, revela mapeamento da Secretaria Municipal de Educação

Emanuella Lima e Jamerson Soares/Ascom Semed 08/09/2023 às 09:00
Rede de ensino de Maceió celebra Dia Internacional da Alfabetização com resultados positivos
Estudantes participaram ativamente das atividades promovidas pela Semed durante a Bienal do Livro. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização, data que evidencia a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico, e é capaz de transformar vidas. A rede de ensino de Maceió não fica de fora dessa celebração, pois vem se destacando no compromisso com a formalização letrada dos estudantes, com ações nas 86 escolas municipais do 1º ao 5º ano, como o fomento à leitura, apresentações literárias e culturais, escrita e fluência, reposição da aprendizagem, .

E o resultado da execução dessas ações está nos percentuais e indicadores. Segundo a Coordenação Técnica de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de 60% dos estudantes já estão alfabetizados, entre os 1º e os 5º anos. Já os outros 40% estão no processo de alfabetização. Os dados foram obtidos após o 2º mapeamento de Base Alfabética realizado em julho.

Programas como o Alfabetiza Maceió, iniciativa da Prefeitura em parceria com a Ação Bem Comum e Fundação Lemann com o Educar Pra Valer - EPV, impulsionam o aumento desses percentuais. O programa beneficia os quase 30 mil estudantes da rede e tem o objetivo de promover formações continuadas para professores, coordenadores pedagógicos e diretores das unidades escolares, utilizar material estruturado com os estudantes e realizar o acompanhamento técnico pedagógico nas escolas.

Este ano foram realizadas 156 formações sobre letramento, aprendizagem, novas estratégias de ensino, metodologias ativas, entre outros assuntos. Ações como Busca Ativa Escolar e Conquista Maceió, fazem parte das estratégias utilizadas pela Educação de Maceió para combater a evasão escolar e colocar o professor como peça chave no processo de alfabetização.

Em 2023, outro projeto ganhou destaque. Desde que foi implantado na rede municipal de ensino, o Projeto VaLER a Pena tem a finalidade de despertar o gosto pela leitura e minimizar os prejuízos no ensino e aprendizagem causados pela pandemia da Covid-19. A proposta foi entregar um kit com quatro livros para cada criança e estudante - da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos - com o objetivo também de levar a literatura às suas famílias. Mais de 200 mil livros foram entregues.

Há também o ônibus da Biblioteca Móvel que leva um rico acervo literário para determinadas áreas mais vulneráveis da capital.

Ainda durante o último mês de agosto, a Educação de Maceió se destacou ao realizar diversas atividades no estande e em salas especiais da 10ª Bienal Internacional do Livro. Contações de histórias, exposições de livros, apresentações culturais, entrega de mais de 14 mil vale-livros, roleta de brindes, palestras e oficinas foram direcionadas para professores e alunos da rede. Mais de 12 mil estudantes passaram pelo estande durante os dez dias de evento.

Educação como pilar na Gestão JHC

Desde que iniciou sua gestão, em 2021, o prefeito JHC vem lançando iniciativas, programas e projetos que reforçam o compromisso do município com a Educação. Dentre os programas instituídos na gestão, o “Alfabetiza Maceió” se destaca. Com percentuais de aprovação elevados, a Educação se consolida como prioridade na gestão.

A rede municipal de ensino tem implementado iniciativas para melhorar a alfabetização e a educação como um todo. Tais programas têm como objetivo promover a formação continuada de professores e aprimorar as práticas de ensino da leitura e da escrita. Além disso, outras parcerias entre o Município, Instituições Educacionais e Organizações da Sociedade Civil têm impulsionado as ações voltadas para a alfabetização, como fomento à distribuição de materiais didáticos e a criação de espaços de leitura nas escolas.

Para garantir que ninguém seja deixado para trás, a Prefeitura de Maceió tem adotado políticas inclusivas. Alimentação escolar, transporte e assistência social têm sido ampliados, visando reduzir as desigualdades socioeconômicas e proporcionar condições adequadas para o aprendizado. A participação das famílias também é incentivada, por meio de parcerias entre escola e comunidade, a fim de fortalecer o envolvimento dos pais no processo educativo.

EJAI

A Educação de Maceió também tem compromisso com a alfabetização dos estudantes da EJAI. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
A Educação de Maceió também tem compromisso com a alfabetização dos estudantes da EJAI. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Como parte dos investimentos na alfabetização dos alunos da rede municipal, a Educação de Maceió tem incentivado cada vez mais projetos, que buscam abraçar os estudantes e fomentar o ensino. Esse compromisso firmado entre a educação e a alfabetização conseguiu alcançar no último ano, cerca de 6 mil alunos matriculados na Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), dos quais 3 mil estão em processo de alfabetização.

Um desses projetos de fomento ao ensino é o “Escola Vai Até Você”, que atualmente atende 150 alunos, divididos em 13 turmas. O programa inovador e inclusivo tem como objetivo levar a alfabetização a diferentes grupos sociais, como trabalhadores da construção civil, pescadores da região lagunar e profissionais do sexo. Com o sucesso inicial do programa, há previsão de expansão para mais 30 turmas, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

“Nossa expectativa é aumentar o número de alunos. Sabemos que há uma demanda a ser atendida em que 380 mil pessoas não terminaram o Ensino Fundamental. A gente já atende cerca de 6 mil, mas ainda há um grande número de pessoas a serem atendidas. Nosso objetivo é que a EJAI consiga se expandir, que a gente possa pensar em uma proposta curricular mais ampla e que atenda a esses alunos nas suas proximidades, perto de seu local de trabalho, para que eles consigam voltar e terminar a escola”, pontuou o coordenador da EJAI, Ricardo Almeida..

Além disso, o investimento na aquisição de livros específicos de alfabetização tem sido uma prioridade. Reconhecendo a importância do material adequado, a Rede Municipal vem garantindo que os alunos tenham acesso a recursos de qualidade, propiciando um aprendizado mais efetivo e estimulante.

“Em todos os projetos que lançamos, fomentamos a questão de outros espaços educativos, não só a escola: levamos para a Bienal do Livro, ao teatro, ao museu, a outras cidades. Não queremos que o aluno fique só na escola, dentro da sala de aula. Eles têm direito a outros espaços, porque é através desse movimento cultural que ele começa a ter o gosto da leitura”, ressaltou o coordenador.

Programa Brasil Alfabetizado

Em Maceió, o programa Brasil Alfabetizado concluiu seu primeiro ciclo com 500 estudantes matriculados. O sucesso desse programa é evidente, pois quase 50% desses alunos decidiram continuar seus estudos na rede de ensino.

Além disso, a entrega de acervos literários tem fortalecido ainda mais o processo de alfabetização. Ao disponibilizar materiais para os estudantes e suas famílias, a Prefeitura está promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento do hábito da leitura, incentivando o aprendizado contínuo.

Projeto Soletrar

Para contribuir com o processo de alfabetização dos estudantes, a Escola Municipal Clemente Rocha, localizada no bairro Benedito Bentes, tem trabalhado em sala de aula o projeto Soletrar, com turmas do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental. A iniciativa está na sua 6° edição. É através dela que os alunos são incentivados a ler, ao participarem de concursos de soletração com os colegas de turma.

No projeto, os professores escolhem um tema em comum acordo com os alunos, selecionando palavras que se encaixem na temática proposta, para serem estudadas em sala de aula. Depois do contato com as novas palavras, os estudantes as soletram e vão passando de níveis até serem selecionados nos 1°, 2° e 3° lugares, sendo premiados em cada uma das posições.

Já é possível perceber resultados positivos na recomposição da aprendizagem. Com alunos cada vez mais engajados e em parceria com a comunidade escolar.

SEMED

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