Rádio Escola: Projeto permitiu acesso ao conhecimento durante isolamento social

Redação 25/12/2020 às 10:00
Rádio Escola: Projeto permitiu acesso ao conhecimento durante isolamento social

A produção das audioaulas contou com componentes curriculares, programação cultural e atividades de Educação Infantil

Projeto Rádio Escola Maceió foi essencial durante a pandemia

O projeto de audioaulas desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em virtude do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, foi motivo de comemoração para a gestão. Diariamente, diversos materiais pedagógicos elaborados por professores da rede de ensino da capital eram veiculados pela emissora oficial do Estado, a Rádio Difusora de Alagoas, e reproduzido pelo canal do YouTube, aplicativos de música e de podcasts, impactando a vida dos alunos e crianças da rede municipal.

A assessora técnica da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental da Semed, Ana Márcia, explica que o projeto das aulas veiculadas por uma emissora de rádio surgiu de uma parceria do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), com a Prefeitura de Maceió. “A partir desta parceria, iniciamos a construção do texto ‘O uso das mídias como ferramentas pedagógicas’, apresentado à secretária Ana Dayse, o qual foi aprovado de imediato e iniciada a articulação do Centro de Formação com a Rádio Difusora para definição de como as aulas deveriam ser gravadas e a forma de envio”, explica Ana Márcia.

Professores da rede foram essenciais no processo de produção das audioaulas

Técnico da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, Romário Araújo Mendes explica o passo-a-passo de como funcionou a preparação das audioaulas. “O trabalho de preparação do material acontecia com o professor voluntário e o formador da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental. Eles planejavam os conteúdos a serem preparados e no caso de componentes curriculares com mais de um professor para um ano específico, o formador também articulava entre eles a produção das aulas”, detalha Romário Mendes.

Após o áudio finalizado, o professor enviava para o formador que escutava e, estando tudo certo, encaminhava para o e-mail da Rádio Escola, o qual passava por pequenos ajustes, quando necessário. “Algumas vezes, era inserido um fundo musical naqueles que têm apenas a voz do professor ou da professora”, acrescenta Romário. “Feita esta edição, os áudios passavam a ser encaminhados para o e-mail do Centro Municipal de Formação que, por sua vez, encaminhava para a Rádio Difusora, para a edição final e a veiculação”, detalha ele.

Projeto possibilitou interação da escola com alunos e crianças

A programação semanal contou com áudioaulas dos componentes curriculares do ensino fundamental, programação cultural e de educação infantil, e foi de extrema importância no período de isolamento social, como explica a Coordenadora Geral de Ensino Fundamental da Semed Maria José Alves. “O projeto teve um impacto bastante estimulador e positivo na vida do estudante neste período de pandemia, visto o distanciamento social a que todos(as) estão imersos e que os tem colocado distantes de muitas perspectivas de acesso ao saber escolarizado” explica a coordenadora.

Delane Barros / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.