Rádio Escola: audioaulas podem ser acessadas por multiplataformas

Redação 20/10/2020 às 14:41
Rádio Escola: audioaulas podem ser acessadas por multiplataformas

Aulas veiculadas pela Rádio Difusora estão disponíveis no Youtube e em aplicativos de música e podcasts

Os alunos da rede de ensino de Maceió estão sendo atendidos de forma ampla com audioaulas para todos os níveis de ensino ofertados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A medida é uma forma de suprir o afastamento das aulas presenciais, devido ao isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. O material didático é produzido diariamente pelas equipes técnica e pedagógica da Secretaria.

O modelo de aulas via rádio foi proposto pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que manifestou a disponibilidade em veicular o material a fim de ocupar parte de seu horário na grade de programação. Quem explica é a assessora técnica da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental da Semed, Ana Márcia. Ainda segundo ela, a equipe técnica se baseou no texto intitulado “O uso das mídias como ferramentas pedagógicas”, que norteou a articulação do Centro de Formação com a Rádio Difusora para definição de como as aulas deveriam ser gravadas e a forma de envio.

Depois disso, houve um processo de inscrição dos professores do Ensino Fundamental interessados em gravar o material para veiculação. “Logo em seguida, houve a primeira reunião com os professores, que receberam todas as orientações dispostas no projeto da Semed e advindas da Rádio Difusora para iniciar as gravações e também foi articulada a participação dos formadores da Semed para orientar os professores nesse processo de gravação”, acrescenta Ana Márcia.

Diariamente, existe a programação do Ensino Fundamental que, além das audioaulas, também tem histórias disponibilizadas pela Biblioteca Carlos Moliterno, da Semed, e parte do horário diário fica dividido durante a semana para a programação da Educação Infantil, da Coordenadoria de Programas e Projetos e da Coordenadoria de Programas Suplementares. “Durante o primeiro mês, foi socializado um link para disponibilizar as audioaulas do Ensino Fundamental. Nesse momento, surgiu a ideia de criar um canal da Rádio Escola no Youtube para ser um repositório de fácil acesso aos áudios que estão sendo convertidos e publicados no canal. No momento, estamos com cerca de 40 professores participando das gravações”, informa a assessora técnica Ana Márcia.

Todas as tardes, as audioaulas são transmitidas pela Rádio Difusora, emissora oficial do Estado. A alternativa de ensino foi adotada desde junho, mas foi ampliada nos últimos meses. “A Secom realiza um trabalho com as equipes de rádio responsáveis por editar e ajustar os arquivos e a de mídias sociais”, explica o social media da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) Thyeres Medeiros, depois que a pasta passou a distribuir o material da Rádio Escola com os aplicativos de música e de podcasts.

Ele explica que a medida foi adotada como forma de facilitar o acesso dos alunos. “Mesmo necessitando de internet para ouvir, é um tamanho menor e que consumirá menos do pacote de dados de quem não tem banda larga em casa ou internet de velocidade, por exemplo”, acrescenta Thyeres. “Diferente de um vídeo no YouTube, por exemplo, que mesmo contendo só o áudio com uma imagem estática, é um arquivo que demanda muito mais internet de quem acessa”, complementa o profissional.

De acordo com Thyeres Medeiros, a Secom utiliza um sistema gratuito para redistribuir gratuitamente o material pedagógico em todos os aplicativos. “Criamos dois canais diferentes: um para a Educação Infantil e outro pra o Ensino Fundamental. Assim, quem buscar nos Apps por “Rádio Escola Maceió” vai encontrar os dois canais. É só dar play e escutar, podendo pausar, voltar e avançar como quiser. Atualmente, as audioaulas estão disponíveis em nove aplicativos de músicas e podcasts, sendo os principais o Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts”, explica Medeiros.

Na Difusora, o programa Rádio Escola Maceió é apresentado todas as tardes. Nos aplicativos, é possível seguir o programa e saber na hora sempre que chegar um novo material. No canal do YouTube estão disponíveis mais de 200 vídeos em que estão inscritos mais de 500 usuários.

Ascom Semed

]]>
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.