Psicólogos participam de formação sobre educação inclusiva

Capacitação aborda temas relacionados à atuação do psicólogo na educação especializada

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 08/11/2022 às 13:46
Psicólogos participam de formação sobre educação inclusiva
Formação aborda atuação da psicologia na educação inclusiva. Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, na manhã desta terça-feira (8), um encontro com os psicólogos escolares no auditório Paulo Freire, localizado na sede da pasta, na Cambona. A formação abordou o tema 'Educação inclusiva e atuação do Psicólogo escolar'.

A capacitação visa discutir as formas de atuação do psicólogo na educação especial, somando o seu trabalho ao dos professores em sala de aula. Na formação foram trazidos conceitos da educação inclusiva e seus marcos históricos, demonstrando o que é uma sala de apoio, como os profissionais atuam nela e as crianças que são atendidas.

Foi discutida, ainda, a importância do trabalho do psicólogo estar integrado com os professores da educação especializada.

A técnica da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, Walkíria Souza, destacou que o objetivo da formação é fortalecer o trabalho do psicólogo com o ensino educacional especializado.

Walkiria Souza ressaltou trabalho em conjunto de psicólogos e professores. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Walkiria Souza ressaltou trabalho em conjunto de psicólogos e professores. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“Promovemos esse encontro para fazer os psicólogos refletirem sobre a melhor forma de lidar com os alunos com necessidades especiais e como eles podem praticar essa integração com os profissionais que estão em sala de aula. Fazer eles pensarem como podem estar trabalhando dentro da escola para favorecer o processo de inclusão”, explicou.

No encontro, os psicólogos tiraram dúvidas e trocarem experiências. A psicóloga da Escola Municipal Tradutor João Sampaio (Petrópolis), Kelly Pedrosa, conta que essas formações são fundamentais para os profissionais que atuam na rede pública de ensino de Maceió.

Psicóloga escolar ressaltou aprendizado com a formação. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Psicóloga escolar ressaltou aprendizado com a formação. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“Essa formação de hoje é extremamente importante, para que possamos dar assistência junto às professoras no processo educacional dos alunos com necessidades especiais. Entendemos várias coisas que fazem parte do ensino especializado, que certamente irão somar no nosso trabalho nas escolas”, afirmou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.