Psicólogos participam de formação para trabalhar ações coletivas nas escolas

Palestrante informou como utilizar técnicas dinâmicas e recursos artísticos para o trabalho em grupo

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 04/10/2022 às 13:24
Psicólogos participam de formação para trabalhar ações coletivas nas escolas
Psicólogos relataram dificuldades em colocar o planejamento em ação. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Cerca de 30 psicólogos escolares estiveram presentes na palestra, que ocorreu na manhã desta terça-feira (4), no auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). A atividade faz parte do ciclo de formações ao qual os psicólogos estão participando ao longo deste ano. No encontro de hoje ocorreu uma capacitação com técnicas que os possibilitem trabalhar em grupos nas escolas.

A formação foi ministrada pela psicóloga Mayara Porto que contribuiu com conhecimentos para que os profissionais intervenham não só com atendimentos individuais, mas consigam ampliar suas ações atingindo os diferentes públicos por meio de oficinas e rodas de conversas.

Mayara Porto participa da comissão de Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
Mayara Porto participa da comissão de Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed

“Essa capacitação vai fornecer para os profissionais mais recursos criativos e conhecimento para conseguir atingir as demandas das escolas, como por exemplo, como trabalhar a temática do setembro amarelo ou do projeto de vida. É construir de forma criativa esses momentos com os estudantes, professores, utilizando técnicas dinâmicas e recursos artísticos. Hoje queremos colaborar com essas informações que possibilitem concretizar essas ações coletivas nas escolas”, informou.

A psicóloga escolar, Walkiria Souza, contou que o trabalho desses profissionais é associado ao atendimento clínico, mas quando estão numa instituição de ensino, o espaço escolar demanda outras atividades.

Walkiria realizou a abertura da formação. Foto: Pedro Farias.
Walkiria realizou a abertura da formação. Foto: Pedro Farias.

“O psicólogo que está na escola tem outras atribuições. É um psicólogo que está atuando em várias frentes. Além de fazer o acolhimento com os alunos, ele pode desenvolver atividades de prevenção, orientação, atividades em grupos com os professores, com os alunos, com a equipe gestora, grupos de pais. A ideia é que tenhamos uma capacitação para que os psicólogos saiam daqui com mais ferramentas para construir esses trabalhos em grupos nas escolas”, explicou Walkiria.

A palestrante Mayara contou ainda que muitos psicólogos relataram dificuldades em colocar o planejamento em ação.

“A gente percebe uma dificuldade de tempo e de estrutura mesmo, às vezes até não ter um espaço que colabore para fazer essas estratégias grupais quando a gente se depara com turmas de 36 alunos e muitos professores. Vamos pensar juntos em como superar esses entraves”, ressaltou.

Paulo Luiz da Silva, psicólogo da Escola Municipal Lenilton Alves Santos, localizada no bairro Jacintinho, pontuou que momentos como esse o ajudam a ter uma outra visão e outros métodos de trabalho.

Paulo Luiz da Silva foi um dos psicólogos que participaram do encontro. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
Paulo Luiz da Silva foi um dos psicólogos que participaram do encontro. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed

“Essa palestra nos ajuda a compreender melhor a dinâmica da sala de aula. A psicologia escolar hoje é mais do que necessária e existem diversas situações que o professor não dá conta, por isso é importante a presença de um profissional com um olhar diferenciado. Essa troca de experiência é interessante para que possamos ampliar o nosso leque de conhecimento”, finalizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.