Psicólogos educacionais participam de formação sobre ética no trabalho escolar

Capacitação visa fortalecer atuação dos profissionais da psicologia nas unidades públicas de ensino de Maceió

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 06/06/2023 às 14:43
Psicólogos educacionais participam de formação sobre ética no trabalho escolar
Formação aborda ética no trabalho do psicólogo escolar. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, realizou nesta terça-feira (6), mais uma formação continuada com os psicólogos da rede pública municipal de ensino. O objetivo da capacitação foi fornecer orientações éticas para o trabalho dos profissionais no ambiente escolar.

Os temas abordaram os princípios éticos da prática do psicólogo na escola e a forma correta de encaminhamentos ao preencher os documentos norteadores da prática profissional.

Os psicólogos foram orientados sobre temas como atuações preventiva e ético-política no ambiente escolar, ao ter um olhar crítico e inclusivo.

Além disso, os profissionais também tiveram contato com a história da Psicologia Escolar no Brasil e receberam esclarecimentos acerca da importância de como construir e ensinar em comunidade.

Através da iniciativa, que foi uma demanda dos próprios psicólogos, os profissionais ampliaram conhecimentos para fortalecer seu trabalho nas unidades, como explicou a coordenadora de Psicologia Escolar da Semed, Walkyria Souza.

“A importância dessa formação é fazer os profissionais refletirem a sua prática, orientando-os na atuação em diversos casos delicados da forma mais ética possível. Munir os profissionais de informações, para que a atuação deles seja cada vez mais ética, mais inclusiva e com respeito aos estudantes”, pontuou.

A psicóloga Anamarcia Cavalcante, da escola municipal Katia Pimentel Assunção, localizada no bairro Jacintinho, revelou o que achou do encontro e como a formação vai ajudar no dia a dia escolar. “Eu gostei muito do momento. A formação foi ótima e muito produtiva. Esclareceu questões que até então nos deixava em dúvida com relação a tomadas de atitudes. Essas orientações nos dão mais segurança no trabalho desenvolvido”, ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.