Prova do Saeb será aplicada aos alunos da rede municipal a partir desta terça-feira (16)

Redação 16/11/2021 às 14:58
Prova do Saeb será aplicada aos alunos da rede municipal a partir desta terça-feira (16)

Exames vão até o início de dezembro e agendamento é feito pelas escolas

Começa nesta terça-feira (16) a aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino. O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia esteve presente em algumas destas escolas para fiscalizar a realização do exame e verificar se todas as necessidades da comunidade escolar foram supridas.

Entre as escolas contempladas com visitas estavam as Escolas Municipais Luiza Oliveira Suruagy, no Ouro Preto, Doutora Nise da Silveira, no Antares, e Professor Deraldo Campos, no Vergel do Lago. A prova do Saeb é realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) por todo o Brasil e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino nas diferentes escolas e municípios, gerando índices como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A prova do Saeb é realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) por todo o Brasil. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

De acordo com o secretário Elder Maia, a Semed vem realizando uma série de ações, como a Olímpiada de Matemática e simulados, que fazem diagnósticos e servem de treinamento para a prova. “A Covid-19 teve um grande impacto negativo no aprendizado, e estamos buscando amenizar esse efeito”, pontua.

Ele ressalta a importância das visitas nas escolas para ouvir a comunidade. “Eu estarei visitando essas escolas antes da aplicação da prova, para apoiar a direção e incentivar a realização da prova, assim como prestar auxílio e diagnosticar e solucionar aspectos pendentes do cotidiano das escolas, já que estamos no período de retomada das aulas presenciais depois de mais de um ano e meio”, destaca Elder.

O exame está sendo aplicado pelo país desde o dia 8 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, com o agendamento sendo feito pelas próprias escolas, segundo explica Juliane Medeiros, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. “São alunos do 2º, 5º e 9º anos que estão sendo avaliados, e o resultado irá organizar o nosso planejamento para 2022 e para as nossas políticas públicas”, afirma.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.