Projeto voluntário de jiu-jitsu muda vida de alunos da Escola Cleto Marques Luz

Iniciativa beneficia cerca de 20 crianças que treinam duas vezes na semana

Julita Bittencourt/Ascom Semed 08/02/2025 às 09:00
Projeto voluntário de jiu-jitsu muda vida de alunos da Escola Cleto Marques Luz
As aulas são duas vezes na semana e ocorrem na própria escola. Foto: Ascom Semed

Um projeto social e gratuito tem transformado a vida e a realidade de alunos da Escola Municipal Cleto Marques Luz, na Santa Amélia, em Maceió. Desde 2022, aulas gratuitas de jiu-jitsu dentro da unidade escolar têm promovido o desenvolvimento social e cognitivo de cerca de 20 crianças, de 7 a 10 anos.

A premissa do jiu-jitsu é ser inclusivo, auxiliar no desenvolvimento físico, mental, técnico, além de ser uma atividade de lazer para essas crianças. Segundo o praticante e professor da modalidade, Matheus Fernandes, conhecido como Matheus Guerra, tudo começou há 7 anos, quando a modalidade de luta lhe foi apresentada também através de um projeto voluntário em uma escola pública.

“Tudo que o esporte fez por mim lá atrás, eu sempre tive vontade de retribuir para outras crianças. O jiu-jitsu moldou minha personalidade, juntamente com as pessoas que encontrei pelo caminho que me deram exemplos de conduta dentro e fora dos tatames”, contou.

Então, em agosto de 2022, a direção da escola abriu as portas para a iniciativa. Hoje, todas as segundas e quartas, os pequenos jiujiteiros treinam por cerca de 1h30, até mesmo nas férias escolares, com a esperança de um futuro melhor e vencedor dentro das artes marciais.

Diego, de 10 anos, estuda na Escola Cleto Marques Luz e também é um dos alunos do projeto social. O garoto possui uma rotina de aulas à tarde e treino à noite. “Aqui eu aprendo posições, às vezes luto, às vezes apanho também”, afirmou o garoto, que já é faixa amarela na luta marcial.

O professor revelou que toda a comunidade escolar se mobilizou para ajudar as crianças a comprarem os kimonos para os alunos.

“Alguns pais e professores doaram kimonos e hoje a turma toda está padronizada. Todos na escola ajudaram no projeto, como o professor Alan Barros, a diretora Alexsandra e a vice-diretora, Claudecir me deram a oportunidade de dar as aulas pra garotada da escola. Compromisso que eu tenho honrado sem falta e com muito amor”, destacou Matheus.

O professor de jiu-jitsu também comentou da importância dos pais incentivarem os filhos a praticarem algum esporte, em especial, essa luta marcial que é um espaço para todos.

“Alguns pais procuram que o seu filho seja acolhido em um meio e interaja socialmente, outros buscam disciplina, que eles se identifiquem em uma atividade e permaneça nela por um longo período visando fazer com que ele não desista de algo rapidamente, moldando a personalidade dele para o futuro. Eu digo que há espaço para todos, mesmo que cada um busque algo diferente, o esporte vai proporcionar”, pontuou Matheus Guerra.

Em 2024, a turma de jiu-jitsu participou de dois eventos marcantes. O primeiro foi a etapa de lutas promovido pelo setor de esportes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, onde os pequenos conheceram outros tipos de artes marciais.

“O segundo evento foi a primeira edição dos jogos internos onde nos fizemos presentes na abertura dos jogos e nossa modalidade ganhou destaque sendo um dos esportes promovidos na escola”, afirmou o professor.

Na quarta-feira (5), durante visita técnica à escola, a Superintendente de Governança e Gestão Interna, Marcelle Telles, conheceu o projeto e parabenizou ao professor Matheus destacando a importância de iniciativas como essa dentro da rede municipal de Maceió.

“É muito gratificante ver um trabalho voluntário como esse dentro das nossas escolas e, mais ainda, ver nossas crianças felizes por estarem participando integralmente”, afirmou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.