Projeto vai estimular nas escolas municipais conhecimento em direitos humanos

Parceria entre a Educação e a OAB/AL também visa a escolarização de mulheres vítimas de violência doméstica

Jamerson Soares/Ascom Semed 29/03/2023 às 14:00
Projeto vai estimular nas escolas municipais conhecimento em direitos humanos
Educação firma parceria com OAB/AL para desenvolver projeto em direitos humanos nas escolas municipais. Foto: cortesia

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió firmou, nesta quarta-feira (29), uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), para serem realizados projetos com estudantes da rede de ensino e com as mulheres vítimas de violência no Município, atendidas na Casa da Mulher Alagoana.

O primeiro projeto é o OAB nas Escolas, que tem o objetivo de estimular nos alunos, o conhecimento jurídico do Brasil, fomentando o debate social nas escolas sobre questões de cidadania, com a realização e distribuição de cartilhas educativas e palestras. Serão abordados assuntos como direitos constitucionais, composição da administração pública do país, direitos humanos, eleições, criação e funcionamento das leis no Brasil, entre outros.

Já o segundo projeto visa ingressar mulheres vítimas de violência doméstica na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com o intuito principal de fazer com que essas mulheres se alfabetizem e aprendam a ler e a escrever.

"Será uma satisfação enorme contribuir com essas iniciativas. São projetos que viabilizam a formação do cidadão, até porque além de estudantes, eles também serão futuros cidadãos que vão exercer os seus direitos. A gestão JHC tem oportunizado de diversas formas o aprendizado para essas pessoas que não têm fácil acesso ao estudo. Continuaremos sempre atentos às necessidades dos nossos alunos, apoiando em tudo que for preciso para o avanço na educação de Maceió", afirmou o secretário de Educação de Maceió, José Neto.

A presidente em exercício da OAB Alagoas, Any Ayres, também celebrou a parceria. "Com esse projeto, as mulheres poderão conquistar uma independência e se afastar, definitivamente, de seus agressores. Elas terão a oportunidade de de recomeçar a vida, desta vez sem depender de ninguém", destacou.

Após a conclusão dos estudos na EJAI, as alunas estarão aptas a ingressarem em cursos profissionalizantes no Senac Alagoas, outra parceira da OAB/AL. Os dois projetos começarão a ser executados em breve.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.