Projeto Somos do Mar leva educação ambiental à Escola Floriano Peixoto

Iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, focou em cultura oceânica e abordou o despejo de lixo no mar com atividades que envolveram 120 alunos do 5º ano

Maria Clara Tenório (estagiária) / Ascom Semed 18/03/2025 às 10:15
Projeto Somos do Mar leva educação ambiental à Escola Floriano Peixoto
Através de jogos, dinâmicas e brincadeiras, as crianças aprenderam sobre os impactos do lixo nos oceanos. Foto: Carol Cordeiro / Ascom Semed

Cerca de 120 alunos das turmas do 5º ano da Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, no Alto de Ipioca, puderam aprender brincando durante a oficina OCEAMO, promovida pelo Projeto "Somos do Mar", nessa segunda-feira (17).

Composto por Diulie Tavares, engenheira ambiental, e Rafael Langella, oceanógrafo, o Somos do Mar é um projeto de educação ambiental itinerante que nasceu em Santa Catarina e hoje percorre todo o litoral do Brasil. Suas atividades são voltadas a disseminar a cultura oceânica e combater o lixo no mar de forma lúdica e criativa, unindo arte e ciência.

A iniciativa de trazer o projeto foi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). Por meio de jogos colaborativos, dinâmicas e atividades lúdicas, os estudantes aprenderam sobre a cultura oceânica e o impacto do lixo no mar.

“Como a gente já vem desenvolvendo essas atividades sobre cultura oceânica, a Ufal já é parceira da escola e nos indicou para receber o projeto. E nós o recebemos com muito entusiasmo, pois ele traz atividades que dialogam e agregam às ações que a gente já vem realizando sobre o assunto. Todas essas atividades que estão sendo desenvolvidas têm uma perspectiva de conscientização para a ação, ou seja, incentivam essas crianças a serem protagonistas e também disseminadoras de ideias de preservação ambiental e do oceano”, conta o diretor da unidade escolar, Jaeliton Francisco.

Oficina OCEAMO na Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto. Foto: Carol Cordeiro / Ascom Semed
Oficina OCEAMO na Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto. Foto: Carol Cordeiro / Ascom Semed

“Por mais que a gente conviva com o oceano e usufrua nos momentos de lazer, às vezes os pais trabalham com pesca, por exemplo, mas falta ainda a gente conhecer mais sobre esse ambiente. Então é para isso que a cultura oceânica vem, para agregar. E para que a gente entenda essa nossa relação super profunda com o oceano, independente de a gente estar perto ou longe dele, ele faz parte da nossa vida todos os dias”, explica Diulie Tavares.

Para levar esse aprendizado às crianças, a oficina OCEAMO trabalha os conhecimentos sobre os oceanos através de jogos. Na Escola Floriano Peixoto, brincadeiras como pega-pega da cadeia alimentar, jogo da memória de desafios e soluções, pescaria do conhecimento e lixo no alvo promoveram a consciência ambiental entre os estudantes.

“Nossas atividades são pensadas para que as crianças possam aprender brincando, então todas são baseadas em três pilares, que é uma atividade motora, algum tipo de conhecimento e uma sensação ou emoção. Então isso traz um combo que permite que esse conhecimento reverbere na cabeça das crianças e possa ser levado adiante, para que elas nunca esqueçam o que foi aprendido aqui”, esclarece Rafael Langella.

Sem lixo no mar

A aluna Lara Braz, do quinto ano B, participou da oficina, destacando seu maior aprendizado do dia: “Não podemos deixar, nem jogar o lixo no chão, porque a chuva pode levá-lo para o mar. Sempre devemos andar com uma sacola para recolher os nossos lixos”.

Alunos do curso de Biologia da Ufal também estiveram presentes, auxiliando nas atividades da oficina.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.