Projeto realizado em escola do Benedito Bentes estimula o gosto pela leitura

Escola Municipal Professora Maria José Clemente cria diversas estratégias para incentivar o hábito de ler entre os estudantes

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 23/04/2023 às 09:00
Projeto realizado em escola do Benedito Bentes estimula o gosto pela leitura
O “Leitometro” mede a quantidade de livros lidos por cada aluno durante o mês. Foto: Arthur Vieira.

A Escola Municipal Professora Maria José Clemente, localizada no Benedito Bentes, tem um compromisso todas as terças-feiras com os estudantes. É quando o projeto “Pare e Leia” ganha vida na sala de aula e os alunos desfrutam da leitura, durante 20 minutos, dedicando tempo de qualidade ao aprendizado, através dos livros.

O projeto teve início em 2019, ao estimular todos os alunos e servidores a desenvolver o hábito da leitura. A aluna Mirella Lins contou sua experiência ao participar das atividades. “Acho ótimo fazer parte do “Pare e Leia”, porque eu melhorei muito minha leitura, tenho vários livros em casa e costumo ler bastante”, disse a estudante do 5º ano B.

David de Oliveira é da mesma turma de Mirella. Os dois alunos lideram o ranking de leitura da escola. “Gosto muito de ler. Acho que esse projeto é muito bom. O livro que eu mais gostei de ler esse ano foi o “Alvo”, um livro que fala sobre um professor que ajuda uma cidade inteira e é isso que os professores fazem, ajudam todo mundo”, destacou.

Segundo a coordenadora pedagógica, Júlia Márcia, a leitura é um horizonte que se expande e o projeto favorecer a criação de uma geração de leitores. “Nossa escola tem uma característica muito forte, que é o ato de desenvolver o gosto pela leitura para que a criança descubra esse mundo que existe nos livros e adquira novos conhecimentos. Temos certeza que esse projeto trará bons frutos”, revelou.

Para estimular ainda mais os pequenos leitores, foi idealizado pela professora Larissa Estevam um “Leitometro”, que é preenchido manualmente pelos alunos, após o término de cada livro. A estratégia consegue medir quantos livros por mês cada aluno tem lido, além de monitorar o nível de leitura de maneira individual e coletiva.

"A leitura não é obrigatória. O aluno tem toda a liberdade de escolher o que quer ler e eles estão desenvolvendo o gosto, a partir do que acham interessante”, explicou.

Ainda segundo a professora, existe um segundo momento no qual os alunos escolhem um livro e levam para casa, dando o retorno da sua leitura através de um diário que  foi confeccionado junto à turma.

“No início alguns alunos levavam os livros, mas não liam e com o “Pare e Leia” todos estão se esforçando para preencher seus diários de leitura. Tivemos um crescimento muito grande de leitores aqui na escola, todos melhoraram muito na fluência da leitura”, ressaltou.

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