Projeto Presença: Educação capacita servidores para utilizar plataforma de Busca Ativa Escolar

Iniciativa combate a evasão escolar nas escolas municipais

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 13/04/2023 às 11:41
Projeto Presença: Educação capacita servidores para utilizar plataforma de Busca Ativa Escolar
Capacitação visa reduzir a evasão escolar. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira (13), a capacitação de técnicos verificadores das unidades escolares da Região Administrativa VII para implantar e utilizar a plataforma da Busca Ativa Escolar, através do Projeto Presença, que busca combater a evasão escolar. A formação foi realizada na sede da pasta, que fica na Cambona.

A formação, mediada pelo setor de Serviço Social da Semed, foi voltada para técnicos verificadores cadastrados na plataforma da Busca Ativa Escolar. Fazem parte da iniciativa, coordenadores pedagógicos, diretores, vice e psicólogos de escolas da região, especificamente das unidades de ensino que não possuem serviço social.

Ao todo, a rede pública de ensino de Maceió possui 83 assistentes sociais, que são multiplicadores do Projeto Presença nas escolas. Regina Célia, do Serviço Social da Semed, destacou a importância da implantação do projeto nas unidades escolares.

“O Projeto Presença foi criado pelo Serviço Social da Educação para acompanhar a presença do aluno e para contribuir com o sucesso dele dentro da escola, tornando-se um dos instrumentos da plataforma da Busca Ativa Escolar que estamos implantando na rede", informou.

A assistente social conta como a iniciativa funciona na prática. “O Projeto Presença tem fichas que são encaminhadas tanto ao professor, quanto à equipe diretiva da iniciativa. Quando aquele aluno ultrapassar o limite de frequência, a equipe diretiva é acionada para buscar os motivos da falta, resolvê-los e trazer o aluno de volta à escola. Quando esgotados todos os processos metodológicos do Presença, o técnico verificador vai alimentar a plataforma da Busca Ativa Escolar e aí os coordenadores operacionais terão acesso junto à equipe da escola e juntos vão buscar os motivos para resolver a frequência do aluno”, explicou.

Assistentes sociais e técnicos verificadores das demais regiões da rede municipal de ensino de Maceió também serão capacitados para implantar e utilizar a plataforma que combate a evasão escolar nas unidades de ensino municipais.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.