Projeto Praça Literária reforça hábito de leitura entre os estudantes
Mais de 100 alunos participaram do evento comemorativo à Semana Internacional do Livro e das Bibliotecas
Mais de 100 alunos da Escola Municipal Tradutor João Sampaio participaram de um evento especial como parte das comemorações da Semana Internacional do Livro e das Bibliotecas. O Projeto Praça Literária, ocorrido na última quarta-feira (25), proporcionou um dia diferente para os estudantes da rede pública municipal de ensino, oferecendo a oportunidade de sair da escola e explorar novas experiências literárias.
Idealizado como parte do programa Cidadania e Justiça na Escola, a iniciativa da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) contou com a colaboração da escritora Fátima Maia, renomada no meio literário alagoano. O objetivo principal da ação foi trazer diversos contadores de histórias, cada um com sua dinâmica e perspectiva voltada para o estímulo à leitura, indo além do ambiente escolar.
Esta foi a quinta edição do projeto, contando com Fátima Maia como mentora e inspiradora. Ela compartilhou sua visão sobre a importância da contação de histórias como forma de incentivar a leitura.
"Não há maneira melhor de incentivar a leitura do que através da contação de histórias. Meu grande propósito é fazer com que as pessoas leiam mais, se interessem mais pela leitura, se tornem contadores de histórias e até mesmo historiadores, pois através da pesquisa da história e da oralidade, despertamos o interesse de muitos alunos", ressaltou.
A pedagoga do Programa Cidadania e Justiça na Escola, Luzia Rodrigues, destacou a importância desse aprendizado lúdico fora da sala de aula. "Essas crianças do primeiro ao quinto anos estiveram aqui para um aprendizado lúdico, diferente da escola. Neste espaço, proporcionamos diversos tipos de contação de histórias como ferramenta para a aprendizagem. A criança sai da escola e aqui ela consegue aprender e se divertir, aprimorando sua linguagem, ampliando sua criatividade e melhorando o convívio social, pois através da contação de histórias eles aprendem várias coisas", explicou.
5ª Edição do Projeto Praça Literária
A 5ª Edição da Praça Literária ocorreu no Espaço Agenda, localizado no Barro Duro. A proposta do evento foi proporcionar uma atividade educacional que incentiva a leitura de forma prazerosa, através da contação de histórias, estimulando a aprendizagem, as emoções, a imaginação e a criatividade.
Durante a ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Móvel da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). Eles ouviram mais histórias e exploraram o acervo de livros.
O Cidadania e Justiça na Escola presenteou as crianças com livros de história, como forma de incentivo à leitura.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.