Projeto musical já recebeu cinco mil estudantes da rede municipal de ensino no Teatro Deodoro

'Quartas Eruditas' leva arte e cultura aos alunos das escolas municipais

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 06/04/2022 às 15:06
Projeto musical já recebeu cinco mil estudantes da rede municipal de ensino no Teatro Deodoro
Estudantes participam de espetáculos de música erudita. Foto: cortesia

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) já levou cinco mil estudantes da rede municipal de ensino para prestigiar espetáculos de música erudita no Teatro Deodoro. A participação dos estudantes é articulada através do projeto 'Quartas Eruditas', que ficou inativo há dois anos, por conta da pandemia de Covid-19.

O projeto é fruto da articulação do setor de Ação Cultural da Coordenadoria Geral de Programas Suplementares da Semed. Desde o mês de março, a iniciativa voltou a ser realizada em todas as últimas quartas-feiras de cada mês. Este ano, outras linguagens artísticas foram incorporadas ao projeto que vai se estender até dezembro.

Estudantes prestigiam exposições artísticas. Foto: Cortesia
Estudantes prestigiam exposições artísticas. Foto: Cortesia

Nas idas ao Teatro Deodoro, os estudantes assistem a espetáculos de música erudita, sob a regência do maestro Max Carvalho e participam de um momento de interação ao conhecer de perto os instrumentos utilizados durante as apresentações. Além disso, o momento de contemplação cultural leva os alunos às galerias do teatro, onde prestigiam exposições artísticas, acompanhados por curadores de arte.

O técnico do setor de Ação Cultural e um dos articuladores do 'Quartas Eruditas', Jorge Félix, ressaltou a importância do projeto em democratizar o acesso à cultura e aos equipamentos públicos de produção cultural.

“É essencial levar a contemplação da arte aos estudantes da rede municipal, através do contato com linguagens artísticas como teatro, artes visuais e músicas. Muitos deles tiveram o primeiro contato com a arte neste projeto, que busca ampliar o repertório artístico musical e acesso aos equipamentos culturais que por vezes é tão restrito”, informou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.