Projeto 'Me veja' é realizado na Escola Municipal Antídio vieira

Fotografias foram expostas mostrando a visão de mundo dos alunos da unidade de ensino

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 08/11/2022 às 13:05
Projeto 'Me veja' é realizado na Escola Municipal Antídio vieira
Fotografias apresentam olhares dos alunos sobre o ambiente em que vivem. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

'Como posso fazer com que me enxerguem?' Foi com essa indagação que os alunos da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, localizada no Trapiche da Barra, realizaram nesta terça-feira (8), a culminância do projeto 'Me veja', apresentando as fotografias criadas pelos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental.

Com fotografias que contam o olhar dos alunos sobre o mundo e o espaço em que vivem, as imagens foram criadas a partir de oficinas ministradas pelo fotógrafo alagoano, Roger Silva, que abraçou o projeto criado pelo comunicador Dário Júnior.

As imagens produzidas tomou conta do pátio da escola quando foram apresentadas as fotografias, fruto do olhar dos estudantes para o mundo em que estão inseridos. Os trabalhos encantaram a todos que estavam presentes.

Imagens produzidas pelos alunos foram apresentadas no pátio da escola. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Imagens produzidas pelos alunos foram apresentadas no pátio da escola. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, Josefa Mansio, explicou como o projeto foi trabalhado com os alunos.

“O 'Me veja' é um projeto fotográfico que dá a oportunidade aos alunos de trabalhar a arte da fotografia em suas diferentes dimensões, além de proporcionar aos alunos a chance de retratar seus sentimentos sobre a maneira que enxergam o mundo”, revelou.

Coordenadora pedagógica destacou importância do projeto para os alunos. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Coordenadora pedagógica destacou importância do projeto para os alunos. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

“Como premiação, a melhor foto vai ganhar um curso de fotografia com o fotógrafo alagoano Roger Silva”, concluiu a coordenadora pedagógica.

Foram três dias de oficinas. Durante as aulas foi proposto aos alunos que construíssem uma narrativa através de uma redação e que a partir disto a foto retratasse esta narrativa. A aluna premiada com o curso de fotografia foi a jovem Janaína de Jesus, do 9° ano.

“É uma grande alegria receber esse prêmio. Eu agradeço muito a oportunidade que esse projeto me proporcionou, pois desde que eu era criança sempre fui apaixonada pela fotografia. Com esse curso e as aulas do Roger sei que posso ir muito além nessa minha paixão que é a arte de registrar emoções”, contou com entusiasmo a estudante.

O projeto iniciou em 2019. Mas foi apenas em 2020, através da Lei Aldir Blanc, que a ação começou a ser executada, iniciando a articulação com os alunos. Em 2022, o projeto já alcançou escolas nas cidades do interior de Alagoas e chegou até a capital do estado.

O produtor audiovisual, comunicador, fundador da produtora Irreais e do 'Me veja', Dário Júnior, destacou a importância do projeto para os alunos.

“O grande foco do projeto é mostrar aos alunos que eles são capazes de fotografar, registrando os momentos e sentimentos da vida, além de provocar o pensamento crítico entre pessoa, ambiente escolar e sua comunidade”, ressaltou o produtor audiovisual.

“O 'Me veja' é uma provocação para que o aluno possa ser enxergado por si e pelos outros como estudante e membro da comunidade onde vive”, concluiu Dário Júnior.

O fotógrafo e historiador Alagoano, Roger Silva, foi parceiro do projeto. Ele ressaltou a importância de levar o conhecimento da arte fotográfica aos alunos da rede pública de educação de Maceió.

"Queremos mostrar que, agora, o aluno tem um celular na mão e que eles são protagonistas da imagem. O projeto dá essa possibilidade de reconstruir a imagem do 'eu' de cada aluno”, concluiu o fotógrafo.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.