Projeto 'Me veja' é realizado na Escola Municipal Antídio vieira
Fotografias foram expostas mostrando a visão de mundo dos alunos da unidade de ensino
'Como posso fazer com que me enxerguem?' Foi com essa indagação que os alunos da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, localizada no Trapiche da Barra, realizaram nesta terça-feira (8), a culminância do projeto 'Me veja', apresentando as fotografias criadas pelos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental.
Com fotografias que contam o olhar dos alunos sobre o mundo e o espaço em que vivem, as imagens foram criadas a partir de oficinas ministradas pelo fotógrafo alagoano, Roger Silva, que abraçou o projeto criado pelo comunicador Dário Júnior.
As imagens produzidas tomou conta do pátio da escola quando foram apresentadas as fotografias, fruto do olhar dos estudantes para o mundo em que estão inseridos. Os trabalhos encantaram a todos que estavam presentes.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, Josefa Mansio, explicou como o projeto foi trabalhado com os alunos.
“O 'Me veja' é um projeto fotográfico que dá a oportunidade aos alunos de trabalhar a arte da fotografia em suas diferentes dimensões, além de proporcionar aos alunos a chance de retratar seus sentimentos sobre a maneira que enxergam o mundo”, revelou.
“Como premiação, a melhor foto vai ganhar um curso de fotografia com o fotógrafo alagoano Roger Silva”, concluiu a coordenadora pedagógica.
Foram três dias de oficinas. Durante as aulas foi proposto aos alunos que construíssem uma narrativa através de uma redação e que a partir disto a foto retratasse esta narrativa. A aluna premiada com o curso de fotografia foi a jovem Janaína de Jesus, do 9° ano.
“É uma grande alegria receber esse prêmio. Eu agradeço muito a oportunidade que esse projeto me proporcionou, pois desde que eu era criança sempre fui apaixonada pela fotografia. Com esse curso e as aulas do Roger sei que posso ir muito além nessa minha paixão que é a arte de registrar emoções”, contou com entusiasmo a estudante.
O projeto iniciou em 2019. Mas foi apenas em 2020, através da Lei Aldir Blanc, que a ação começou a ser executada, iniciando a articulação com os alunos. Em 2022, o projeto já alcançou escolas nas cidades do interior de Alagoas e chegou até a capital do estado.
O produtor audiovisual, comunicador, fundador da produtora Irreais e do 'Me veja', Dário Júnior, destacou a importância do projeto para os alunos.
“O grande foco do projeto é mostrar aos alunos que eles são capazes de fotografar, registrando os momentos e sentimentos da vida, além de provocar o pensamento crítico entre pessoa, ambiente escolar e sua comunidade”, ressaltou o produtor audiovisual.
“O 'Me veja' é uma provocação para que o aluno possa ser enxergado por si e pelos outros como estudante e membro da comunidade onde vive”, concluiu Dário Júnior.
O fotógrafo e historiador Alagoano, Roger Silva, foi parceiro do projeto. Ele ressaltou a importância de levar o conhecimento da arte fotográfica aos alunos da rede pública de educação de Maceió.
"Queremos mostrar que, agora, o aluno tem um celular na mão e que eles são protagonistas da imagem. O projeto dá essa possibilidade de reconstruir a imagem do 'eu' de cada aluno”, concluiu o fotógrafo.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.