Projeto incentiva estudantes da rede pública municipal de ensino a combater mosquito Aedes aegypti

Iniciativa vem sendo levada às escolas municipais para ajudar no combate à Dengue, Chikungunya e Zika

Clara Canuto (estagiária)/AscomSemed 10/08/2023 às 17:34
Projeto incentiva estudantes da rede pública municipal de ensino a combater mosquito Aedes aegypti
Atividade ensina estudantes a combater focos do mosquito Aedes aegypti. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Em continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nas unidades escolares do Município, acerca da conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, os alunos da Escola Municipal José Correia Costa, localizada no bairro Serraria, participaram de atividades lúdicas e educativas do projeto Escola Alerta, nesta quinta-feira (9).

Durante a ação, os estudantes participaram de brincadeiras, atividades educativas, palestras e sessões de desenhos animados para mobilizá-los na luta contra o mosquito, trazendo informações sobre como eliminar seus focos e as doenças que ele causa. Além disso, as crianças também aprenderam sobre consciência ambiental e descarte correto de resíduos.

A coordenadora técnica do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Cristiane Rodrigues, pontuou que as escolas municipais que estão recebendo o projeto são escolhidas estrategicamente de acordo com possíveis focos do mosquito.

“Nós planejamos essas ações, quando temos a informação através da Secretaria Municipal de Saúde relativa aos índices de infestação do mosquito nos bairros. Trazemos essas atividades nas comunidades que apresentam alto índice dessas arboviroses, numa tentativa de diminuir esse quadro e conscientizar a população através das crianças”, explicou.

Uma das participantes da atividade foi a estudante Ana Julia, 9 anos. Ela disse que aprendeu muito com a iniciativa e que vai repassar os ensinamentos para a sua família. “Eu aprendi que não pode jogar lixo no chão pra cuidar da nossa natureza e aprendi também a não acumular água para o mosquito não nascer. Ele traz muitas doenças e eu vou contar a todo mundo sobre isso”, revelou.

Outra aluna que gostou muito de viver a experiência foi a estudante de 12 anos, Helen Beatriz. "Foi super divertido fazer as atividades e também foi muito informativo", contou.

Já o estudante, também de 12 anos, Átila Silveira descreveu como foi participar da ação. “Brinquei com o jogo de ludo que trouxe várias coisas que a gente não sabia sobre o mosquito e aprendi a achar e acabar com os focos”, comentou.

Além da Semed, também participaram do evento a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebea).

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.