Projeto 'Escritores Nascem na Escola' incentiva alunos em produções textuais para Olimpíada de Língua Portuguesa

Artistas das letras alagoanas visitarão escolas para palestrar para os alunos como forma de incentivo

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 22/03/2022 às 10:35
Projeto 'Escritores Nascem na Escola' incentiva alunos em produções textuais para Olimpíada de Língua Portuguesa
Tema da OLP é "Maceió: um olhar para a cultura local". Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

O projeto 'Escritores Nascem na Escola' começa nesta quarta-feira (23) com a visita de artistas das letras alagoanas às unidades educacionais da rede municipal para falar sobre produções textuais e incentivar os estudantes a se envolverem com a Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió (OLP). A abertura será na Escola Natalina Costa, no Tabuleiro dos Martins, às 9h e às 14h, onde haverá breves palestras.

Poetas, memorialistas e cronistas passarão em algumas escolas para falar sobre suas carreiras e suas produções textuais como forma de estímulos para esses alunos darem o máximo na OLP.

O poeta Emanuel Galvão, técnico da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e membro da Academia Maceioense de Letras, e o memorialista e jornalista, João de Oliveira, são alguns dos artistas que participarão do projeto. Para o poeta alagoano, a expectativa é que sua trajetória - marcada por dificuldades com a leitura e escrita na escola - possa ser um incentivo a esses alunos. 

“A gente espera aproximar o universo do escritor com o do estudante. E poder estimular esses alunos a escreverem seus próprios poemas ou gêneros literários através das minhas dificuldades na leitura e escrita na escola”, pontuou.

“A leitura e a literatura me salvaram, pois me trouxeram um universo novo de fantasias, sonhos e isso foi fundamental para que escrevesse um livro e pudesse chegar à Academia Maceioense de Letras”, destacou Emanuel Galvão. 

Na quinta-feira (24) será na Escola Luiz Pedro IV, na Cidade Universitária, às 9h e 14h. Já no dia 29 de março, os artistas estarão na Escola Lindolfo Collor, na Ponta Grossa, também nos dois horários. E no dia 30 será na Escola Denisson Menezes, Tabuleiro dos Martins, às 9h40. No dia 31, o momento será na Escola Cicero Dué, na Cidade Universitária, às 9h e às 14h. E, por fim, no dia 5 de abril, vai ser na Escola Higino Belo, no Farol, às 10h.  

Ao todo estão inscritas 61 escolas na OLP e 6.437 estudantes. Os alunos do 5º ano trabalharão com poesia, os do 6º e 7º com memórias literárias e os do 8º ao 9º com crônicas. Para produzir poemas, foram inscritos 3.093 estudantes. Já em memórias literárias, 2.097 alunos e, em crônicas, 1.247. 

Essas visitas são apenas parte de toda a produção para a OLP, cujo trabalhos serão desenvolvidos até julho. Os textos selecionados pelas escolas para participarem da Olimpíada no nível municipal serão publicados em um livro pela Semed.

O poeta Emanuel elogia a iniciativa da Prefeitura de Maceió de criar a Olimpíada de Língua Portuguesa. “É uma iniciativa fantástica. Eu vou tentar passar a riqueza e diversidade da poesia para os alunos e principalmente dizer que se eu, que tive tantas dificuldades no português, cheguei aqui, vocês também podem”, frisou. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.